Câncer de próstata tem até 90% de chances de cura se detectado precocemente

O diagnóstico é feito por meio de dois exames básicos e complementares: o toque retal e o PSA

Câncer de próstata tem até 90% de chances de cura se detectado precocemente | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciamos o mês mundial de combate ao câncer de próstata: Novembro Azul. De acordo com o ministério da saúde, esse é o tipo mais comum de câncer entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do instituto nacional do câncer (INCA).

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina localizada na região pélvica e exerce duas funções principais: uma relacionada à continência, segurar a urina dentro da bexiga; e a outra função é relacionada a reprodução, produzindo o esperma.

De acordo com o urologista Hamilton Mourão (CRM 4783), médico cooperado da Unimed Teresina, as causas desse câncer estão relacionadas ao envelhecimento, a etnia, pessoas da raça negra têm mais chances de desenvolver o câncer e ao histórico familiar. “Além disso, temos outros fatores que contribuem como o sedentarismo, obesidade, alimentação rica em gorduras e maus hábitos de vida no geral”, destaca o médico.

Câncer de próstata tem até 90% de chances de cura se detectado precocemente - Foto: Divulgação/Ascom

A doença não apresenta sintomas nas fases iniciais, só vai evoluir em fases bem avançadas. “Quando há sintomas eles são: obstrução ao urinar, redução do jato urinário, sangramento urinário, dor óssea. Nestes casos, não há possibilidade de cura e sim opções de tratamento para doença”, alerta o urologista.

Já quando diagnosticada em fase inicial, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura. Por isso, é tão importante a detecção precoce. “Cerca de 50% dos homens do Brasil, acima dos 40 anos, ainda não realizaram o exame do toque, por preconceito e falta de informação. Esse número é alarmante. O toque é um exame simples e que dura poucos segundos. Não vai alterar a sexualidade masculina e previne doenças graves”, esclarece Dr. Hamilton.

Detectar precocemente o câncer de próstata ainda é o melhor tratamento. O diagnóstico da doença é feito por meio de dois exames básicos: o toque retal e o PSA. Esses exames são complementares. O exame do toque retal é recomendado a partir dos 45 anos, para pacientes com fatores de risco, e aos 50 anos para homens que não possuem fatores de risco”, finaliza o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES