Câncer: Morre Pinheiro, ex-zagueiro do Flu e da Seleção

Ex-jogador estava internado há dois meses em hospital da Tijuca.

Pinheiro faleceu vítima de câncer, aos 79 anos | Divulgação Fluminense
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-zagueiro e técnico Pinheiro faleceu nesta terça-feira, aos 79 anos, vítima de câncer de próstata. Ele estava internado desde o dia 4 de julho no Hospital Pan-Americano, na Tijuca, bairo da Zona Norte do Rio.

Titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1954, Pinheiro teve grande passagem pelo Fluminense, clube que defendeu em 605 jogos, sendo o segundo jogador com mais partidas pelo clube, atrás apenas de Castilho, que contabilizou 696 partidas. O ex-zagueiro ajudou o Flu a conquistar dois títulos estaduais (1951 e 1959), dois Rio-São Paulo (1957 e 1960), além do mais importante, a Copa Rio de 1952, fazendo parte de um dos maiores times da história do tricolor carioca.

Pinheiro teve passagens ainda por Americano, Bonsucesso e Bahia. Como treinador, comandou Goytacaz, Americano, Bangu, América-MG, o próprio Fluminense e o Cruzeiro, clube pelo qual lançou Ronaldo Fenômeno nos profissionais, em jogo contra a Caldense, no ano de 1993.

Na primeira semana de julho, o Fluminense organizou uma campanha para coletar sangue em prol do ex-zagueiro, que já se encontrava internado. O técnico Abel Braga foi um dos voluntários na doação.

No final de junho, Pinheiro fez uma visita a Abel, que acabava de conseguir a sua primeira vitória no comando do Fluminense. Quando perguntado sobre o técnico mais importante de sua carreira, ele respondeu de bate-pronto: Pinheiro, o primeiro a lhe dar uma oportunidade entre os profissionais do Fluminense, no início da década de 70.

- Não o via há muito tempo. Gosto muito do Abel Braga. É fora de série. O papo foi muito legal. Ele me pediu alguns conselhos sobre o clube. Sinto muito orgulho de ter esse reconhecimento dele, ser chamado de mestre... Quando ele chegou às Laranjeiras, queria ser atacante. Eu que falei logo: "Com esse tamanho? Vai ser zagueiro ou então arruma outro clube" (risos) - revelou Pinheiro na época, para em seguida ganhar muitos elogios de Abel.

- Pinheiro me deu muitas broncas. Mas sempre foi meu exemplo. Aprendi tudo com ele. Jogou na mesma posição que eu e sabia tudo. É muito bom estar ao lado dele na nossa casa - disse Abel Braga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES