Câncer que vitimou atriz Eva Wilma é o que mais mata mulheres no mundo

O médico ginecologista e pesquisador científico da Faculade de Medicina da USP, Alexandre Faisal, comentou sobre o assunto

Silenciosamente, esse tumor é um dos mais agressivos dentre os tumores femininos. | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A morte aos 87 anos da atriz Eva Wilma no fim de semana, que estava internada no hospital em São Paulo, reacende um assunto que preocupa as mulheres: o câncer de ovário. O gravamento da doença acarretou problemas cardíacos na atriz provenientes do tumor. 

O médico ginecologista e pesquisador científico da Faculade de Medicina da USP, Alexandre Faisal, comentou sobre o assunto. Para Faisal, embora o tema do câncer no ovário não ocupe muito o noticiário, é algo bastante importante para a saúde feminina.

Silenciosamente, câncer do ovário mata muitas mulheres no mundo- Foto: Pixabay

Esse tumor é um dos mais agressivos dentre os tumores femininos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) cerca de seis mil casos novos da doença foram registrados no período de 2018 a 2019, “isso significa seis novos casos a cada 100 mil mulheres por ano”, explica o especialista.

Faisal adverte que esse tipo de câncer é bastante silencioso, com os sintomas só aparecendo nas fases tardias da doença. “Nas fases iniciais, o diagnóstico pode passar despercebido. A pessoa não tem sintomas e não faz o diagnóstico e pode gerar um tumor nas mulheres com mais de 45 a 50 anos”.

Nas colocações do especialista, o tratamento do câncer de ovário tem evoluído bastante de décadas atrás e o rastreamento da doença deve ser seguido à risca.  

"O rastramento quer por meio de ultrassom ou por marcadores biológicos - proteinas que aparecem no tumor, mostram que o rastreamento não reduzem a mortalidade relacionadas à doença, mesmo que o toque ginecológico é contra indicado.  Outra questão, é o risco do exame gerar resultados falso-positivo e é bastante alto no rastreamento do câncer de ovário, quase 12% dos resultados sugerem que a mulher tem uma doença de fato que ela não tem. Então a partir daí entramos com novas investigações e procedimentos cirúrgicos", finalizou. 

O dia 7 de junho é o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer do Ovário para consientizar a população. 

Ela descobriu o câncer de ovário

A paulista Thais, 31 anos, descobriu que tinha câncer de ovário. O tumor cresceu bastante, era bem agressivo e avançava muito rápido. Mas ela não se deixou abater pela doença. Hoje, a jovem lida com a alegria da cura que veio com o tratamento. Veja o depoimentos emocionante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES