Capadócia do Piauí recebe visita de equipe técnica da Semar

A visita técnica é o primeiro passo para tornar a área uma unidade de conservação.

Capadócia do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Cidade das Pedroas ou Capadócia Piauiense fica entre oos municípios de São José do Piauí e São João da Canabrava, a 30 km de Picos. A região recebeu a visita técnica da secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

A região fica numa área marcada por grande beleza cênica caracterizada por formações rochosas que através da erosão da água e do vento esculpiram paredões areniticos dinâmicos e cercados de rica geodiversidade e destacado patrimônio natural.

"A Capadócia Piauiense apresenta um conjunto gigantesco de vales profundos e altas formações rochosas em formato de torres que lembram as "Torres de Fada" da Turquia, mas, é o Piauí no seu estado mais puro e natural, de belezas infinitas", destaca a Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.

Visita à região da Capadócia do Piauí (Divulgação)

Relevante interesse ambiental 

As pesquisas realizadas pelo professor do curso de geografia da UFPI, José Francisco Araújo, serviu de base para a identificação dessas áreas de relevante interesse ambiental,  científico e cênico, como explica o Auditor Fiscal Ambiental da Semar, Felipe Gomes: 

"Essa primeira visita é de reconhecimento de campo. Identificamos que existe duas áreas alvos: uma na região de São José do Piauí e outra em São João da Canabrava. Essa primeira visita foi para verificar os principais pontos de interesse cênico e os desafios geomorfológicos. Após isso tem a etapa de escritório onde vamos  aprofundar os estudos sobre os atributos naturais para também realizar a categorização da unidade de conservação, se de proteção integral ou de uso sustentável", pontua o auditor.

Secretária Sádia Castro visita região da Cidade das Pedras

A visita técnica contou com a presença dos Auditores Fiscais Ambientais da Semar Felipe Gomes e Grattyelle Teles; o consultor em geoprocessamento do CGEO/Semar, Marco Aurélio Lira; os professores José Francisco Araújo e Ronaldo Adriano; a Secretária de Meio Ambiente de São José do Piauí, Joyce Bezerra; a técnica da Secretaria de Educação de Bocaina, Simoní Portela e o guia de turismo Josely Clementino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES