Capelão da ditadura argentina é condenado à prisão perpétua

Capelão da ditadura argentina é condenado à prisão perpétua

Capelão da ditadura argentina é condenado à prisão perpétua | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-capel?o da pol?cia Christian Von Wernich foi condenado nesta ter?a-feira (9) ? pris?o perp?tua por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar na Argentina.

Von Wernich, de 69 anos, foi considerado culpado de sete homic?dios, 31 casos de tortura e 42 seq?estros, no primeiro julgamento contra um padre ligado a uma ditadura da Am?rica Latina.

O sacerdote escutou a senten?a com um semblante imperturb?vel, diante do tribunal na cidade de La Plata, 60 km ao sul de Buenos Aires.

O cardeal primaz da Argentina, Jorge Bergoglio, disse que a Igreja ficou "comovida pela dor que nos causa a participa??o de um sacerdote em delitos grav?ssimos".

"Acreditamos que os passos que a Justi?a d? no esclarecimento destes fatos devem servir para renovar os esfor?os de todos os cidad?os no caminho da reconcilia??o e s?o um apelo contra a impunidade, o ?dio e o rancor", disse a c?pula eclesi?stica.

A decis?o foi festejada por centenas de manifestantes de organismos de defesa dos direitos humanos e membros de partidos pol?ticos, que cantaram e soltaram fogos, al?m de queimar um boneco de Von Wernich.

"Se fez justi?a! ? um dia hist?rico que jamais as M?es da Pra?a de Maio pensaram em viver. ? algo muito forte!", disse Tati Almeyda, uma das l?deres da organiza??o humanit?ria.

Eduardo Luis Duhalde, secret?rio de Estado dos Direitos Humanos do governo de N?stor Kirchner, destacou que ? preciso "seguir condenando todos os culpados pela repress?o ilegal".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES