Caracol é a porta de entrada do Parque da Serra das Confusões

O parque é a maior reserva do bioma caatinga do país

Caracol é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra das Confusões que também estende sua área pelas cidades de Alvorada do Gurgueia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurgueia, Santa Luz e Tamboril do Piauí. O parque é a maior reserva do bioma caatinga do país e possui mais de 823 mil hectares, na região da Serra Vermelha. Também abriga sítios arqueológicos, cavernas e rochas de grande beleza cênica que acabaram lhe dando o nome, por conta da confusão provocada pela mudança de cor das pedras conforme a luz do dia.

Como chegar

Carro: Saindo de Teresina, pega-se a BR 316 em direção ao sul, seguir pelas BRs 343 e 230 até Floriano. Em seguida, a PI 140 até Canto do Buriti e finalmente a BR 324 até São Raimundo Nonato de onde se pega a PI 144 até Caracol. Um total de 620 km da capital. 

Parque Nacional Serra das Confusões

O Parque Nacional da Serra das Confusões é a maior reserva de caatinga do Brasil e, além de ser um a área de preservação de fauna e flora, também possui inúmeras formações rochosas, cavernas, olhos d’água e sítios arqueológicos. Diversas áreas são visitáveis, mas algumas delas requerem veículo com tração quatro por quatro. Os locais mais visitados são a Gruta do Riacho dos Bois e o mirante Janela do Sertão, mas o turista pode conversar com o condutor para conhecer outras atrações como o Baixão das Andorinhas e o Sítio Moquém. As diversas trilhas proporcionam pelo menos dois dias de visitação. Para entrar no parque também é necessária a presença de guia da Associação de Condutores do Parque Nacional da Serra das Confusões, que podem ser encontrados em Caracol.


Image title

Image title

 

Fonte: Com informações do Portal do Governo