Caravana Turismo Nordeste desvenda potencial encantador de Pernambuco

O estado possui grande potencial turístico, com muita arte, cultura e praias belíssimas, além de um povo quente e acolhedor

Porto de Galinhas | Vinícius Lubambo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É a terra do frevo, da cultura efervescente, de um povo expressivo e que acha “massa" receber gente de todo canto," visse"? É claro que a definição é para o belíssimo estado de Pernambuco, que é a grande estrela da Caravana Turismo Nordeste desta quarta-feira (4).

A produção exibida na telinha da Rede Meio Norte, em uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mostra o melhor de um povo quente e acolhedor, e de um estado com grande potencial turístico, com muita arte, cultura e praias belíssimas.

O Marco Zero é um dos pontos turísticos mais visitados de Recife (Foto: Reprodução/Internet)

Banhada por rios e pelo mar, a capital pernambucana se divide em duas partes. O Recife antigo é o centro histórico dos prédios imponentes construídos a partir do século XVI. Do outro lado do Rio Capibaribe, fica o Parque de Esculturas Francisco Brennand.

O Marco Zero de Recife é um dos pontos turísticos mais visitados. Lá é onde tudo começou e onde a cidade foi fundada.

Durante o Carnaval, os foliões de todo o mundo se esbaldam aos pés dos casarões. O ponto de encontro é o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do planeta, segundo o Guinness World Records.

Fernando Félix, fotógrafo, conta que todo o Brasil e o mundo quer visitar a cidade. “Vem gente do Brasil inteiro. Graças a Deus nosso Estado atrai muitos turistas, inclusive do exterior”, aponta.

Já Marcos Freitas, comerciante de Paranaguá (PR), está encantando com a cidade, que ele visita pela primeira vez. “É muito bacana, além do artesanato diferenciado, do clima. Chegamos há poucos dias e estamos gostando muito”, revela.

Falando em artesanato, pertinho dali tem um mundaréu de arte popular e religiosa em madeira, cerâmica e reciclados no Centro de Artesanato de Pernambuco, que abriga mais de 25 mil peças de 1.800 artistas de todo o estado para exposição e venda.

João Henrique Lorin, professor de Maringá (PR), está encantado. “São peças maravilhosas e uma cultura bem diferente. Estou maravilhado”, considera.

A riqueza do Instituto Ricardo Brennand

O caminho das palmeiras imperiais e uma das cinco réplicas de Michelângelo no mundo levam o turista a uma viagem no tempo no Instituto Ricardo Brennand, um complexo cultural com exposições itinerantes na galeria e de arte sacra e hall da pinacoteca, que é voltada ao período do Brasil Colônia sob influência dos holandeses.

Waderson Ribeiro, administrador, de Manaus (MA), aprovou a visita. “Nós mergulhamos em um passado onde podemos reviver a história. O passeio vale super a pena e a gente absorve muita cultura”, considera.

Leonardo Dantas, coordenador de pesquisa do Instituto Ricardo Brennand, explica a importância do museu.

“O Instituto Ricardo Brennand é um dos museus mais visitados em todo o país. Desde a abertura em setembro de 2001, até hoje, está com mais de 2,8 milhões de visitantes. Foi criado pelo colecionador que dá nome ao local. Ele queria mostrar à população o que havia de melhor em arte do mundo inteiro. Era um colecionador compulsivo que começou com um canivete e hoje todo esse mundo”, revela.

O Institudo Ricardo Brennand possui um acervo cultural rico, que atrai turistas de todo o Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

O Castelo São João há quase 19 anos abriga a mais importante coleção do país de armas brancas, que compreende até seis séculos e desperta a curiosidade de todas as gerações, cada uma com seu ponto de vista.

A arquitetura e mobília gótica, os quadros, esculturas e vitrais remetem à Idade Média, quando os cavaleiros usavam armaduras. Outros museus como o do Cais do Sertão e o do Frevo complementam a rota cultural riquíssima em pontos turísticos.

Do outro lado da ponte, a Caravana Turismo Nordeste chega a Olinda, que fica dentro da zona metropolitana do Recife.

Tombada  como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade ferve no carnaval, literalmente de ladeira abaixo. Isso porque a cidade é repleta delas, que fazem o percurso carnavalesco ficar ainda mais bonito.

Praias pernambucanas encantam turistas

A Praia de Boa Viagem é cantada pelo ícone Alceu Valença. De cima, a orla litorânea presenteia os turistas com um panorama repleto de arrecifes e recifes de corais, que dão o nome à capital.

No entanto, o banho na capital não é recomendado por conta da presença de tubarões. Mas não é por isso que o turista fica sem banho de mar.

A uma hora de carro de Recife, no município de Ipojuca, Porto de Galinhas, considerada a melhor praia do Brasil por 10 vezes seguidas, é a sensação pernambucana.

Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral pernambucano (Foto: Vinícius Lubambo)

O mar calmo de águas límpidas encanta qualquer pessoa. “Foi amor à primeira vista”, destaca Erika Rodrigues, de São Paulo, que visita o local pela primeira vez.

Em Porto de Galinhas é fácil encontrar espécies de corais, animais essenciais para a sobrevivência de boa parte dos peixes. De caiaque, jangada ou a pé, sempre acompanhado por um guia, é possível chegar às piscinas naturais.

Uma imagem deslumbrante de um Brasil diferente. São 10 piscinas naturais, onde cinco são utilizadas para banho.

Só na localidade de Porto de Galinhas são mais de três praias. Em Muro Alto, são 2 km de piscinas naturais. Isso porque a barreira de corais é mais alta do que o nível do mar.

Nos Pontais do Cupe e de Maracaípe, o encontro de água doce com o mar promove um espetáculo refrescante.

Ainda no litoral sul, na Praia de Carneiros, é possível se deliciar com frutos do mar, praticar esportes náuticos e caminhar pela areia até a capela de São Benedito.

Entre Porto de Galinhas e Carneiros, a Ilha de Santo Aleixo dá continuidade à série de paisagens de tirar o fôlego. Perto de lá, fica a Barra de Sirinhaém, com praias de águas mornas e cristalinas.

Separada do continente pelo canal de Santa Cruz, A Ilha de Itamaracá, com 11 praias, encanta naturalmente e ainda abriga o Ecoparque Peixe Boi.

Outro pedaço de terra no meio do mar, porém afastado, mas pertencente a Pernambuco, é Fernando de Noronha. O céu e mar azuis revelam paisagens espetaculares no Parque Nacional Marinho. A ilha de encantos recebe por ano, em média, 100 mil turistas.

Agreste de Pernambuco é cheio de riquezas

No meio do agreste, Garanhuns é conhecida como a Suíça pernambucana, com temperaturas mais amenas que o resto do estado. A cidade oferece entretenimento de boa qualidade com grandes eventos, como o Festival de Inverno e Viva Dominguinhos.

A maior produtora de confecções do estado e a segunda maior do país, Santa Cruz do Capibaribe ou capital da moda também está nesta mesorregião.

Roupas, artesanato, quadros, frutas. Em Caruaru o cartão de visitas é o Parque 18 de Maio. Para quem está dentro, parece uma feira como outra qualquer, mas vendo de alto é de se surpreender.

São mais de 20 mil bancas na tradicional Feira de Caruaru, que é um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

Rafael Silva, que mora na região, diz que frequenta a Feira praticamente todos os dias. “Aqui na Feira de Caruaru eu encontro tudo que eu quero e por um preço muito bom”, revela.

Já José Eloi Pereira, comerciante há 30 anos no mesmo lugar, começou a trabalhar aos 20 anos. “A Feira é símbolo da cidade no mundo. Tenho cliente até da França. É como diz Luiz Gonzaga, ‘tudo que há no mundo tem na feira de Caruaru’”, canta o comerciante.

Mas não é apenas a feira que chama a atenção do turista em Caruaru. A cidade se auto intitula como a capital do forró. E não é para menos. Durante trinta dias, o município se transforma e vive as festas juninas com muita alegria no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

George Pereira, gestor do Museu do Forró, diz que o São João da cidade começou nos bairros. “Havia competições das ruas mais animadas e decoradas. Tomou uma proporção enorme, se transformando na maior festa junina do Brasil. Já o Museu do Forró está dentro do coração da festa, conta a história da nossa festa junina. Luiz Gonzaga tinha uma relação próxima com nossa cidade, então temos o Museu do Forró Luiz Gonzaga”, revela.

A verdade é que o Estado de Pernambuco tem história para mais de 500 anos, através de um povo inovador que é abençoado com belezas culturais e naturais. É como diz o hino: Pernambuco, imortal!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES