Caravana Turismo Nordeste: Maranhão é encanto de norte a sul

O Maranhão é lindo de Norte a Sul, de Leste a Oeste. A Caravana Turismo Nordeste mostra o potencial turístico do estado

maranhão | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Maranhão é uma terra repleta de encantos e deslumbramentos. De Norte a Sul e de Leste a Oeste, o estado impressiona com suas belezas naturais e arquitetônicas

Uma terra onde tem praias, cachoeiras, casarões, igrejas e muita história é, de fato, uma parada obrigatória para os turistas mais exigentes. A Caravana Turismo Nordeste, uma parceria com a Embratur, mostra essa beleza toda na programação da Rede Meio Norte.

São Luis é parada obrigatória para quem vai ao Maranhão (Foto: Reprodução/Internet)

A começar pela capital, São Luís. A cidade é um cenário difícil de esquecer. Dos detalhes dos famosos azulejos até a imponência de construções arquitetônicas de séculos atrás, a Ilha do Amor não tem esse título à toa.

Fundada por franceses ainda no século XVII, o Centro Histórico é de arrepiar. Ao todo, são 3.500 casarões tombados como Patrimônio Nacional. Mas não são apenas as materialidades que são o foco da cultura maranhense. A produção intelectual também tem grande destaque.

Faz parte do patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores. Aluísio de Azevedo, Graça Aranha, entre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Brasileira. Além da literatura, existem ainda os ritmos cadenciados que transbordam alegria.

Isso porque são diversas manifestações culturais e populares. Quem não conhece o popular bumba-meu-boi? Além é claro do cacuriá, tambor de crioula e dança portuguesa. Essas apresentações são comuns em ruas e vielas de toda a cidade, sobretudo do Centro Histórico de São Luís.

Para Raphael Pestana, coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a capital é privilegiada com tamanha preservação e cuidado com as estruturas.

“São Luís tem um dos maiores acervos de arquitetura civil portuguesa dos séculos XVIII e XIX nas Américas. Esse acervo se caracteriza pela homogeneidade do conjunto, além da integridade. Esse acervo não sofreu grandes intervenções, ao contrário do resto do Brasil e das Américas. Uma característica importante é que a arquitetura europeia foi adaptada ao clima tropical. Os azulejos não são apenas para embelezar, mas também para proteger as casas do período chuvoso”, explica.

E por falar em ruas da cidade, a Rua Do Giz é uma das seis mais bonitas do Brasil! E o título é merecido, pois a mponência e beleza arquitetônica é de uma ponta a outra.

Pensa que acabou? Em São Luís também tem o famoso Mercado das Tulhas! Para quem não abre mão do turismo gastronômico, essa parada é necessária. Além da comida deliciosa, o espaço que iniciou ainda no século XIX oferece aos turistas artesanato, uma infinidade de licores, a famosa tiquira, camarão e vários pescados.

As construções coloniais de Alcântara

De São Luís para Alcântara, a cidade é nacionalmente conhecida pela base espacial ali instalada. Mas o local não é dedicado apenas aos astros. A Base Espacial de Alcântara também guarda os vestígios mais antigos do Maranhão, por isso é conhecida como “a cidade que parou no tempo”.

Alcântara guarda um conjunto com mais de 300 construções coloniais, como sobrados, igrejas e palácios, que são heranças do período de ouro da vila. Essas construções estão disponíveis para a apreciação dos turistas.

Alcântara tem mais de 300 construções coloniais (Foto: Reprodução/Internet)Já no município de Raposa, é possível fazer o passeio de barco até as dunas de Carimã, que são carinhosamente apelidadas de Fronhas Maranhenses. 

Por lá é possível sentir um “gostinho” dos Lençóis Maranhenses, que é o ponto alto do turismo do estado. Além disso, as cidades de Paulino Neves, Araioses e Tutóia, no Delta do Parnaíba, também compõem a chamada Rota das Emoções.

Lençóis Maranhenses encantam turistas

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar abençoado pelas forças da natureza. Uma experiência única proporcionada por um deserto de águas, onde o contraste da areia branca, fininha, encontra a exuberância da água destilada das chuvas. O resultado é um grande balneário de lagoas de água tão azul que nem parece que é de verdade.

A quatro horas de São Luís, o destino é Barreirinhas, a porta de entrada dos Lençóis. O terreno arenoso e alagado necessita de tração especial para chegar à paradisíaca Vila de Atins. 

O Parque tem cerca de 155 mil hectares e é um pouco maior que a cidade de São Paulo. Por lá, a experiência é indescritível e a beleza única do local não cabe nas fotos. É melhor conhecer pessoalmente e viver essa experiência. Caminhar no maior campo de dunas do Brasil é como estar em outro universo.

Os Lençóis Maranhenses oferecem cenário paradisíaco a turistas (Foto: Reprodução/Internet)“Eu estou sem palavras. Sem dúvidas, um dos lugares mais lindos do mundo”, disse Maria do Socorro Miranda, empresária de Curitiba (PR) que aproveita as férias no local. E o pôr do sol dos Lençóis? O contraste de cores nas lagoas e na areia impressiona. 

“A simpatia das pessoas, o lugar preservado e o povo acolhedor dão um charme a mais. É um lugar realmente muito lindo”, acrescenta o jornalista Leandro Schmitz, que veio conhecer o local pela primeira vez.

Barreirinhas também encanta com suas belezas. O passeio pelo Rio Preguiças é uma experiência valiosa. Ao todo, são sete horas de passeio com paradas estratégicas. No mercado da cidade, muitas cores enchem os olhos dos visitantes. 

Na primeira parada, o Povoado Vassouras, com dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis são as principais atrações. A parada tem uma hora e uma das principais atrações são os saguis que chegam bem perto dos visitantes. Os macaquinhos são bem simpáticos e acostumados ao movimento de turistas.

A segunda parada é no Povoado Mandacaru, onde a principal atração é o Farol Preguiças, que tem 35 metros de altura e oferece uma linda vista para o rio e o mar. Além do artesanato local, é possível experimentar as bebidas com frutos típicos da região. 

“É uma alegria enorme estar aqui. O povo é muito alegre. A natureza é bela. A comida é uma delícia. É um roteiro muito diverso e rico”, revela a turista Soiane Montanheiro.

O passeio encerra na Praia de Caburé, uma estreita faixa de areia que divide o Rio Preguiça do mar. Um lindo cenário e um ótimo ponto para descanso. Há quem prefira a aventura dos quadriciclos e quem escolha o redário para finalizar a aventura.

Turismo de aventura na Chapada das Mesas

O Maranhão também é uma terra de turismo de aventuras. O Parque Nacional da Chapada das Mesas, localizado em Carolina, sul do Estado, impressiona com seus mais de 160 mil hectares. As florestas, buritizais, sertões e o relevo das chapadas vermelhas impressionam os visitantes. 

Mas as cachoeiras, sem dúvida, são as atrações mais procuradas. O estudante Higor Dutra, que veio visitar a chapada, está encantado. “É muito além do que se imagina. A experiência é indescritível”, definiu.

A Chapada das Mesas possui mais de 160 mil hectares de belezas (Foto: Reprodução/Internet)Na Chapada das Mesas, os visitantes podem optar pelo teleférico, arvorismo, tirolesa, e até acessar uma pirâmide mística. Em Carolina também é possível conhecer as cachoeiras gêmeas. As quedas d’água tem 12 metros de altura e formam um grande lago de águas desde as mais profundas até as bem rasinhas.

Ao lado, no município de Riachão, o espetáculo fica por conta da piscina natural formada pelas nascentes de águas  das rochas que criaram um poço de águas cristalinas onde é permitido nadar. Dentro do complexo, tem a cachoeira de Santa Bárbara, uma queda d’água de mais de 30 metros. Este é o sul do Maranhão e seu espetáculo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES