Carcaças de aviões estão abandonadas no aeroporto de Manaus

Segundo a Infraero, as aeronaves foram deixadas no local após a falência de empresas

Carcaças de aviões estão abandonadas no aeroporto de Manaus | Foto: Patrick Marques/G1 AM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, passou a ser um "estacionamento" para aviões abandonados e isso acontece há pelo menos 17 anos. Quem olha para a pista, mesmo do lado de fora do aeroporto, consegue ver as aeronaves abandonadas e com as marcas do tempo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no total, 11 aeronaves estão abandonadas atualmente no aeroporto. Os aviões que estão abandonados no Aeroporto de Manaus são dos modelos Boeing 707-300 e 737-200, DC-8 F, Learjet 35, Cessna 210, ATR-42 e Citation-J2.

Foto: Patrick Marques/G1 AM 

Sete empresas de aviação são responsáveis pelos aviões que estão abandonados no aeroporto. Segundo a Infraero, as aeronaves foram deixadas no local após a falência de empresas, após as aeronaves terem o certificado de aeronavegabilidade cancelado ou terem sido acidentadas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que cabe ao operador aeroportuário notificar o proprietário para retirada e pagamento de eventuais taxas de estacionamento das aeronaves no local.

Foto: Patrick Marques/G1 AM 

Caso haja dificuldades, o administrador deve recorrer à Justiça para que o bem seja removido. A Anac disse ainda que, em muitos casos, as aeronaves acabam indo para leilão por determinação judicial.

Segundo a Infraero, a empresa apenas recebe as 11 aeronaves que estão na pista do aeroporto como depositária do Poder Judiciário, e as coloca em áreas que evitem interferência nas operações regulares do aeroporto.

Quando ocorre essa decisão e as aeronaves ficam a cargo da Justiça, a Anac informou que pode ser chamada para avaliar as condições técnicas e operacionais da aeronave e peças a fim de direcionar o bem para uso ou sucata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES