Cardiologista diz que remédios não devem ser interrompidos na pandemia

No início da pandemia, por conta da forma como o novo Coronavírus ataca as células, chegou-se a acreditar que medicamentos de uso contínuo para pacientes cardiopatas poderiam facilitar a manifestação mais grave da COVID-19.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Covid-19, predominantemente, acomete o sistema respiratório, porém pode causar ainda manifestações em outros sistemas como o digestivo e o cardiovascular. No início da pandemia, por conta da forma como o novo Coronavírus ataca as células, chegou-se a acreditar que medicamentos de uso contínuo para pacientes cardiopatas poderiam facilitar a manifestação mais grave da COVID-19. De acordo com o médico cardiologista da Intermed, Mauro Guimarães, isso não foi confirmado e a orientação é não interromper o uso desses medicamentos.

“O novo Coronavírus no seu ciclo de multiplicação se utiliza de uma enzima chamada de Enzima Conversora de Angiotensina. Essa enzima é muito conhecida na cardiologia, porque é através do bloqueio dela algumas medicações agem sendo comumente utilizadas para o controle da pressão. As mais famosas são o Captopril e o Enalapril. Porém, nenhum estudo comprovou que esses medicamentos possam contribuir para a manifestação mais grave da COVID-10”, explicou o médico.

Mauro disse ainda que a orientação de todas as sociedades médicas, inclusive da Sociedade Brasileira de Cardiologia é pela manutenção dos medicamentos de uso crônico. “A recomendação inicial é que pacientes com doenças cardiovasculares permaneçam fazendo uso normal de suas medicações. Caso a pessoa comece a apresentar algum sintoma da COVID-19, deve procurar um médico para uma avaliação. A conduta do especialista varia de acordo com o histórico e o caso de cada paciente”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES