Carla Yáscar toma posse como defensora pública geral no dia 30 de março

Atual Subdefensora-Geral do Piauí, Carla Yáscar também coordena os projetos Defensoras Populares e Força-Tarefa Defensorial

Carla Yáscar toma posse defensora pública geral no dia 30 de março | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior tomará posse como defensora pública geral do Estado do Piauí para o biênio 2023/2025 no próximo dia 30 de março, às 10h, em solenidade realizada no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

Natural de Brejo Santo, no estado do Ceará, Carla Yáscar Belchior ingressou na Defensoria Pública do Estado do Piauí em 16 de maio de 2008. Foi defensora regional de 2008 a 2020, passando pelas regionais de Água Branca, São Gonçalo do Piauí, Demerval Lobão, Luzilândia, Matias Olímpio, Joaquim Pires, Barras, Campo Maior e União. De 2017 a 2019 acumulou ao trabalho exercido o cargo de coordenadora auxiliar das Defensorias Regionais. Atualmente, é titular da 11ª Defensoria Pública Criminal de Teresina, da qual está afastada para cumprir as funções de subdefensora pública geral do estado do Piauí, cargo ocupado nos dois mandatos do atual defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis.

Governador Rafael Fonteles anuncia Carla Yáscar como nova defensora pública geral do Piauí — Foto: Divulgação

Além de desempenhar as funções inerentes ao cargo, Carla Yáscar Belchior também coordena com êxito os projetos Defensoras Populares e Força-Tarefa Defensorial. O primeiro é destinado à capacitação de lideranças comunitárias femininas, para que se tornem agentes multiplicadores de direitos humanos e das mulheres junto às suas comunidades, contribuindo para estreitar cada vez mais o relacionamento da instituição com o seu público assistido. O segundo é realizado junto aos presídios visando dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí.

Carla Yáscar fala de como recebe o cargo. “É com muita responsabilidade que recebemos a missão de estar à frente da Defensoria Pública do Estado do Piauí no biênio 2023/2025. Ao longo da caminhada como Defensora Pública pude conhecer as realidades plurais das Defensorias regionais e da capital, distribuídas de norte a sul do Piauí, e também participei da política interna e externa da instituição”, disse a defensora.

Carla Yáscar ressaltou os desafios e obstáculos, mas destacou que está firme no propósito de trabalhar por uma Defensoria mais forte e humana, livre de discriminação de gênero, antirracista, com membros da carreira e servidoras(es) valorizadas(os) e bem acolhidas(os), além de espaço de defesa de direitos, em que as assistidas e assistidos tenham abrigo, atenção e atendimento de qualidade.

Carla Yáscar toma posse defensora pública geral no dia 30 de março - Imagem: Divulgação

“Nosso principal desafio é seguir trabalhando para tornar a Defensoria Pública cada vez mais forte, buscando a máxima eficiência no uso dos recursos e tecnologias, para melhorar as condições de trabalho em todos os setores, o que certamente se reverterá em um atendimento cada vez mais qualificado ao nosso público assistido, tanto na capital como no interior do Estado”, afirma.

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, destaca a satisfação em passar o mandato. “A defensora Carla Yáscar Belchior tem a experiência e competência necessárias para dar continuidade a modernização e fortalecimento da Defensoria Pública piauiense. Temos repetido que estamos deixando uma instituição pronta para ter na próxima gestão a melhor até agora realizada, frente a todos os avanços alcançados. A atual subdefensora-geral Carla Yáscar, que participou conosco nesta caminhada, foi pessoa fundamental para essas conquistas”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES