Manter saúde e segurança é importante para garantir diversão no carnaval

A maior festa popular do mundo começa a partir do próximo sábado.

Tempo de muito movimento, carnaval requer cuidados com o corpo. | Reproducao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Falta menos de uma semana para o Carnaval e a expectativa de quem vai aproveitar uma das festas mais esperadas do ano só aumenta. Mas tão importante quanto escolher o seu destino nessa data e ainda o bloco do qual fará parte durante os dias de festa é tomar todos os cuidados necessários para que a festa não acabe mais cedo para os mais desavisados. As precauções vão desde a escolha do calçado adequado até a alimentação correta.

Luanna Borges conta que decidiu há algum tempo que iria passar o Carnaval em Olinda (PE), a exemplo de anos anteriores, e começou se preparar com antecedência para acompanhar o pique da festa. ?Gosto sempre de entrar na academia alguns meses antes do Carnaval, para entrar em forma e para aguentar os dias de folia que são muito cansativos. Sempre busco usar calçados confortáveis e roupas leves, além de outros cuidados?, disse.

O ortopedista Kleberth Borges de Santana afirma que o calçado adequado é uma das preocupações principais que o folião deve ter, pois se escolher o calçado errado, a pessoa corre o risco de ter até uma fratura no tornozelo.

?Algumas mulheres ainda insistem em usar saltos em festas como o Carnaval e isso é um perigo. Além de não conseguir se divertir como deveriam, elas correm o risco de torção no joelho e tornozelo e fratura no tornozelo. A melhor escolha ainda são sandálias sem salto ou mesmo um tênis bem confortável?, aconselhou.

Especialistas alertam ainda para a desidratação causada pelas bebidas alcoólicas. Entretanto, para quem não dispensa o álcool, o melhor é evitar beber de estômago vazio, alternar sempre a bebida com água ou suco e não exagerar na quantidade, para não correr o risco de passar mal e perder a festa. No lugar de energéticos, o ideal seriam bebidas isotônicas, que fornecem calorias e ajudam a repor líquidos e sais minerais perdidos com o suor.

Já a alimentação deve ser balanceada durante o dia, com carboidratos, proteínas e ainda bastante frutas. Já depois da festa, aconselha-se que sejam ingeridos alimentos mais leves, se o folião pretende dormir depois da refeição.

?Durante os dias de Carnaval o folião perde muitas calorias, gasta muita energia e por isso precisa estar bem alimentado. Mas precisa ter cuidado para não exagerar antes de dormir, na tentativa de repor tudo que foi gasto durante a noite de folia?, disse a nutricionista Regina Lúcia Neves.

Pessoas sedentárias precisam ter cuidado redobrado

É comum alguns meses antes do Carnaval as academias ficarem lotadas de pessoas querendo correr atrás do prejuízo e perder os quilinhos a mais adquiridos ao longo de vários meses de sedentarismo. Além de ficar em forma, estas pessoas conseguem também um bom condicionamento físico para encarar os dias de folia. Já quem deixou para a última hora ou optou por não entrar na academia antes do Carnaval deverá ter cuidados redobrados para terminar a festa com a saúde em dia.

O folião que está acima do peso ou há muito tempo sem praticar exercícios tem mais chances de sofrer impactos nas articulações, como joelhos e tornozelos, e na coluna. Antes de cair na folia, o ideal é investir alguns minutos em exercícios de alongamento e relaxamento, para evitar distensões por movimentos bruscos e complicações mais graves.

?Para conseguir bons resultados e um bom preparo tanto da parte muscular como respiratória, o folião deve começar com um bom tempo de antecedência. Mas quem não fez isso, a dica agora é tomar alguns cuidados necessários, como alongamentos antes de entrar na maratona de festas, tomar bastante líquidos e evitar excessos e sobrecargas, sempre respeitando os limites do seu corpo?, aconselhou o Personal Trainer Roney Silva Ferreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES