Carteira Digital de Trânsito permite venda de veículos por meio digital

Moradores dos oito estados que já aderiram à novidade podem usar o serviço que facilita a transferência de propriedade de veículos entre pessoas físicas

Carteira Digital de Trânsito permite venda de veículos por meio digital | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Permitir a compra e venda de um veículo entre pessoas físicas, por meio digital, eliminando burocracia e com mais praticidade e economia é o que traz a nova funcionalidade do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, lançado nesta quinta-feira (24/03), pelo Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura.

A tecnologia tornará mais rápida e prática a transferência de titularidade de um veículo, concretizando a compra e venda, sem a necessidade de reconhecer firma ou firmar contrato em papel, apenas pelo aplicativo e com a assinatura digital do gov.br. Assim, a venda de veículos poderá ser feita de forma 100% virtual e um processo que demorava dias pode ocorrer em instantes.

Uma condição para utilizar o serviço é que o Detran onde o veículo está registrado tenha aderido ao novo sistema de autorização de transferência de propriedade digital. Oito estados já fizeram a adesão: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Roraima.

Carteira Digital de Trânsito permite venda de veículos por meio digital - Foto: Fábio Carvalho/Meio Norte

“São 14 milhões de compras e vendas no país por ano, então, o potencial do que estamos lançando aqui hoje é revolucionário. É democratizar o acesso ao serviço público que, a partir de hoje, não está mais preso ao reconhecimento, autenticação, ao horário comercial. Quantos aqui conseguem comprar um veículo durante a semana?”, disse o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

A Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) poderá ser feita por qualquer proprietário de veículo que tenha documentação digital, que são os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

Na operação, o vendedor acessará o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para registrar a intenção de venda, preencher informações sobre o veículo, informar o CPF do comprador e assinar digitalmente. O comprador receberá a notificação e repetirá o processo. A autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal. Depois, basta levar o veículo para a vistoria no departamento de trânsito local e efetivar a transferência.

Para fazer a transação digitalmente, vendedores e compradores deverão ter o login qualificado no gov.br. A transação é segura, exigindo o login com conta prata ou ouro na plataforma, que oferece mais segurança ao usuário, além de biometria facial para a assinatura digital.

A funcionalidade teve sua primeira versão lançada em agosto de 2021. Ela permitia a venda de veículos por pessoas físicas, de forma 100% digital, para estabelecimentos comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).

Digitalização de serviços

Como parte da estratégia do Governo Federal de digitalizar serviços públicos e facilitar a vida do cidadão, a ferramenta foi desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). E tem parceria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível na App Store e Google Play.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES