Carteiro é indenizado em R$ 20 mil após ser assaltado e sequestrado

Depois do ocorrido, o funcionário foi afastado de suas atividades

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a pagar indenização de R$ 20 mil a um carteiro, vítima de assalto e sequestro, durante a entrega de encomendas.

Segundo informações do TST , o carteiro afirmou que em sua entrega diária de encomendas, realizada na caminhonete dos Correios, foi rendido por dois homens, sendo obrigado a seguir outro veículo, que também estava envolvido no assalto. Depois de uma hora e meia, as mercadorias foram retiradas do carro da ECT e despejadas em outro automóvel. Já o trabalhador foi deixado às margens da BR-040, destino o qual os assaltantes seguiram em direção a Sete Lagoas (MG), levando a caminhonete com 78 encomendas, documentos, aparelho celular, dinheiro e uniforme da empresa.

Consequências

Após o ocorrido, o funcionário foi afastado de suas atividades por 15 dias, além de passar por tratamento psicológico por stress pós-traumático. Atualmente, faz acompanhamento psiquiátrico e uso de medicamentos para depressão.

A primeira e a segunda instância não determinaram a ECT como culpada pelo acontecimento, compreendendo que os danos sofridos pelo carteiro foram causados por terceiros, sendo responsabilidade da segurança pública combater a violência. Para as instâncias inferiores, não há na situação retratada nenhuma prova de que a empresa exponha seus funcionários a situações perigosas sem a adoção de medidas de prevenção.

Entretanto, para a relatora do recurso do trabalhador, ministra Maria de Assis Calsing, é preciso levar em consideração que a atividade dos carteiros apresenta grande risco, mesmo diante de uma ocorrência conduzida por terceiros e relacionada a segurança pública. Com isso, votou pela reforma da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) para que a entidade se responsabilize, nos termos do artigo 927, parágrafo único, do Código Civil.

A ministra ainda apontou que a própria ECT reconhece o risco acentuado que os carteiros que trabalham com entrega de encomendas são submetidos, e que por isso,  oferece apoio médico e psicológico, assim como transporte para aqueles deixados por assaltantes em locais distantes. Além disso, foi evidenciado que havia produtos de valor entre as encomendas.

“Embora a atividade-fim da ECT não envolva risco inerente, para alguns empregados a situação é diferenciada em função das atribuições determinadas pela empresa para eles – no caso, a entrega de encomendas de valor agregado . Foge ao bom senso a proposição de que a função cumprida pelo trabalhador não seria de risco”, concluiu Maria no TST.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES