“Precisamos transformar o jeito de aprender'', diz Ruthnéia Lima

Jornal El Pais destaca Ensino da Casa Meio Norte durante pandemia

Ruthnéia Lima | Portal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Precisamos transformar o jeito de aprender porque vai transformar o jeito de ensinar", a frase resume bem o trabalho da diretora pedagógica, Ruthnéia Lima e de toda equipe da Casa Meio Norte. A Escola Municipal em parceria com o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), ganhou destaque internacional no Jornal El País, um dos maiores do mundo, como exemplo de escola no ensino público de qualidade durante a pandemia da Covid-19 e ainda com o projeto Borboleta. A educadora conversou com o programa Banca de Sapateiro na TV Jornal, nesta terça (22) sobre os resultados de sucesso da escola.

A Casa Meio Norte, pioneiramente, implementou uma metodologia de alfabetização apontada como um dos segredos das cidades piauienses que tiveram melhora no Índice Nacional da Educação Básica (IDEB): o projeto Borboleta.

Diretora da Casa Meio Norte, Ruthnéia Lima, mensurou resultados do Projeto Borboleta no Banca de Sapaterio -Foto:Portal MN

“O projeto vem desse símbolo da borboleta que é o maior exemplo de transformação da mudança da capacidade de a gente sair de um estágio para outro e bem melhor. E daí vem o projeto, da capacidade que a educação tem de transformar a leitura de crianças e nós como gerente de sala, professores, sermos o mediador dessas crianças, ser capazes de transformar, de reinventar e criar essa iniciativa de alfabetização”, caracteriza Ruthnéia Lima.

Com resultados promissores, o programa já alfabetizou mais de 40.000 alunos. A educadora mensurou a metodologia de alfabetização e os resultados do projeto. "A criança chega na escola com muitas informações e é preciso mudar. Precisamos transformar o jeito de aprender porque vai transformar o jeito de ensinar para dar um resultado rápido. Já passamos muito tempo com crianças de 8 a 10 anos sem saber a ler, temos pressa para que essa criança leia com rapidez, com fluência e com significação", explica.

Professora e diretora da Casa Meio Norte mensurou resultados do Projeto Borboleta no Banca de Sapaterio -Foto: Portal MN

O projeto surtiu efeito e desde 2005 já ganha notoriedade no Ideb. Em 2017, a Casa Meio Norte alcançou nota 8,2, uma das maiores do país. Em 2019, a escola saltou para 8,4 no índice graças ao projeto Borboleta e o trabalho pedagógico que foi inserido na realidade escolar.

"Esse é um projeto à luz da necessidade de nossas crianças. Já começamos a ter a maior nota do Ideb em 2005. É difícil você está no topo e continuar crescendo. O projeto Borboleta tem uma consistência pedagógica de fazer com que esse leitor leia cada vez melhor”.

O projeto deixou o 'casulo da escola', na zona Leste de Teresina, e saiu para outros municípios do Piauí. Assim como uma borboleta, o programa foi replicado em outras cidades, como em Oeiras que ficou famoso com os resultados na cidade que tem uma das notas mais altas no Ideb do Estado.

"Levamos o projeto para Oeiras em maio de 2017 e em junho todo as crianças já estavam lendo. A nota da educação do município saiu de 5,4 para 7,1. Hoje, o projeto continua alfabetizando e a nota no Ideb chegou a 7,4”, detalha a diretora. O projeto chegou também a Jaicós, onde 98% das crianças no fim do ano já foram alfabetizadas. O Ideb saltou de 3,8 para 6,0.

A implementação da escola veio da idealização do empresário Paulo Guimarães, após conversa com diretores, suscitou o desejo de construir uma escola no bairro mais pobre e que se tornaria o mais rico.

"Essa frase do Paulo reflete a riqueza da qualidade da educação que ia ser ofertada na escola. Organizamos essa missão para favorecer o desenvolvimento daquela comunidade fazendo que as crianças compreedenssem que o melhor espaço do mundo é o espaço da escola", finaliza Ruthnéia Lima.

LEIA MAIS:Jornal El País destaca ensino da Casa Meio Norte durante a pandemia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES