Casas e comércios de zonas de Teresina estão há 3 dias sem luz

Na zona Norte, residências estão há 14 horas sem fornecimento. Já na região sul, o conjunto Esplanada está há 3 dias sem luz. Outros municípios sofreram apagões.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns municípios do Piauí tiveram seus fornecimentos energia interrompidos nos últimos dias. Seja pela chuva ou por problemas em fios ou transformadores, moradores sofrem com a situação, que em alguns locais, atingiu cerca de 36 horas sem o fornecimento. Já na capital Teresina, algumas zonas foram comprometidas no fornecimento, devido a chuva que ocorreu nesta sexta-feira (14). As situações mais críticas foram registradas nas zonas Norte (bairros Mafrense e Poti Velho), Sul (parte do bairro Esplanada, Pio XII e São Pedro) e Leste (proximidades do Zoobotânico).

Um morador do bairro Mafrense, zona Norte da capital, procurou nossa reportagem para denunciar o caso da região.  Preferindo não se identificar, o morador informou ao Meionorte.com que, após a chuva desta sexta-feira (14), por volta das 18h, o fornecimento de energia foi suspenso e ainda não tinha voltado. Ele ainda afirma que muitos moradores se quer conseguiram dormir, após 14 horas sem energia.

MeioNorte.com

“Muitos comerciantes começam a reclamar, principalmente aqueles que precisam resfriar seus produtos; não dá se quer pra gente colocar crédito no celular. O atendimento pelo Call center da Equatorial também não está dando certo. E na região não é possível ver nenhuma viatura da empresa tentando resolver o problema. É um absurdo”, reclama o morador. 

Até o fechamento desta matéria, o fornecimento de energia ainda não tinha sido restabelecido na região. Em nota, a Equatorial Piauí informou quea chuva impactou no fornecimento de energia elétrica nessas zonas da Capital e, por consequência, o aumento do número de ocorrências registradas. O desligamento da rede elétrica durante a incidência de raios é um mecanismo de proteção e segurança para evitar acidentes ou danos, segundo trecho da nota. 

Meionorte.com

Veja a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

As chuvas intensas registradas no município de Teresina e região na noite de ontem (14) e madrugada de hoje (15), com forte incidência de descargas atmosféricas em vários pontos da cidade, impactaram o fornecimento de energia elétrica em algumas zonas da Capital e, por consequência, o aumento do número de ocorrências registradas. O desligamento da rede elétrica durante a incidência de raios é um mecanismo de proteção e segurança para evitar acidentes ou danos. 

As situações mais críticas foram registradas nas zonas Norte (bairros Mafrense e Poti Velho), Sul (parte do bairro Esplanada, Pio XII e São Pedro) e Leste (proximidades do Zoobotânico). Em situações como esta, a Equatorial Piauí ativa seu plano de contingência para atuação no período chuvoso, mobilizando 6 vezes mais equipes de campo para dar suporte e resolução para estas ocorrências no menor tempo possível.

Prioritariamente, a Empresa atendeu a ocorrências mais complexas, envolvendo maior número de clientes atingidos ou com risco de acidentes com a rede elétrica. As equipes seguem trabalhando desde a madrugada e permanecerão durante todo o dia de hoje atuando nos demais casos, até o restabelecimento de 100% do fornecimento.

A Distribuidora esclarece que o tempo de atendimento aos chamados foi impactado pela dificuldade de deslocamento das equipes em algumas regiões, em função de congestionamentos no trânsito, motivados pelos eventos do Zé Pereira de Timon e preparação para o Corso de Teresina.

Cuidados com a rede elétrica

A orientação é que o cuidado com a rede elétrica seja redobrado, jamais se aproximando de postes tombados ou cabos partidos. Em caso de falta de energia, entre em contato imediatamente com a empresa pelo telefone 0800 086 0800. A ligação é gratuita. 

Outro canal  à disposição do cliente para registros é a atendente virtual Clara, via whatsapp, pelo contato 3228-8200.

Meionorte.com


 Na região do bairro Esplanada, na Zona Leste de Teresina, comerciantes estão com medo de prejuízos de suas mercadorias, pois o bairro está há três dias sem luz. 

"Estou perdendo carne que está no freezer. Estou até sem dormir", afirma Carlos Ariel, do Mercadinho Ap. Um frigorífico do conjunto Esplanada teve que alugar um gerador de energia. "Ou contratávamos um gerador de energia ou íamos perder nossas carnes e clientes", disseram.

Efrém Ribeiro

Outras cidades

Já na cidade de Hugo Napoleão, na quarta-feira (12) e quinta-feira (13), um apagão deixou centenas de residências sem energia elétrica por mais de trinta e seis horas. 

O fornecimento foi interrompido ainda na noite de terça-feira (11) e só voltou ao normal por volta das 12h desta quinta. Sobre este caso, a concessionária Equatorial Piauí emitiu uma nota explicando que o problema de fornecimento da região se deu por conta de cabos de energia partidos, que ocasionou a falta de energia no município. 

Meionorte.com

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí informa que a cidade de Hugo Napoleão teve seu fornecimento de energia afetado por problemas em sequência que ocasionaram falta de fase na cidade ao longo do dia de ontem(12) relacionado a cabos partidos. Houve a mobilização de equipes de manutenção pesada que trabalharam ao longo da madrugada e nesta quinta (13) recuperaram cabos partido dentro de mata fechada. Os trabalhos foram concluídos por volta das 9h da manhã desta quinta(13).

Equatorial Piauí

Caso de Buriti dos Lopes

Já em Canto do Buriti, um problema no transformador de força da subestação da cidade, que atende ainda outros municípios, como o de Tamboril do Piauí, Brejo do Piauí e Pajeú do Piauí, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica a aproximadamente 12 mil pessoas destas regiões, nesta sexta (14). 

Segundo nota emitida pela Equatorial, técnicos e equipes de manutenção, foram até o local para restabelecer  o fornecimento. Alguns dessas cidades já tiveram suas energias restabelecidas. Já para Canto do Buriti,  a previsão da volta da energia é para até as 14 horas deste sábado (15), devido a complexidade do caso, ainda segundo a nota. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES