Caseiro é preso por engravidar enteada de 11 anos; mãe cobria abusos

A mãe dela também foi presa porque sabia dos abusos e nada fez para contê-los.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um caseiro foi preso nesta semana acusado de engravidar sua enteada, uma adolescente de 11 anos. De acordo com a polícia, a mãe dela também foi presa porque sabia dos abusos e nada fez para contê-los. A prisão do casal ocorreu no último dia 8, em Corumbá, a 427km da capital Campo Grande, na casa da mãe dele. As informações são do UOL.

O homem também é investigado, em Mato Grosso do Sul, pelo estupro de três menores, de 5, 8 e 13 anos. Os dois estavam foragidos desde junho do ano passado, quando souberam que eram procurados pela polícia. Nesse período, chegaram a se esconder na Bolívia, de acordo com o delegado Luca Vendito Basso, responsável pelo caso, e em fazendas mato-grossenses, onde o homem trabalhava como caseiro. O nome do casal não é revelado para que a identidade da garota, vítima de violência, seja preservada.

Abusos contra a enteada aconteceram durante dois anos 

A menina, hoje com 15 anos, morava com a mãe, de 28 anos, e com o padrasto, de 47, em Ladário, cidade de 23 mil habitantes, próxima a Corumbá. Os abusos ocorreram entre 2015 e 2016, segundo o delegado, e a menina tinha medo de contar o que acontecia para alguém. "A criança estava sofrendo, só que ele a ameaçava de morte caso contasse. Como ele morava na mesma casa que ela, cometia esses abusos quase diariamente", diz Basso.

De acordo com o delegado, era comum o padrasto tocar a menina à noite, até que um dia o abuso chegou à relação sexual. "Aconteceu a conjunção carnal, que resultou na gravidez. Aí ela resolveu contar para a mãe." 

Mãe não tomou providências, mas familiares acionaram o Conselho Tutelar

Ao saber dos estupros, a mãe da adolescente não tomou providências, mas familiares dela ficaram sabendo e comunicaram o Conselho Tutelar, responsável por acionar a polícia. "A mãe tinha consciência dos abusos e nada fez", diz Basso.

O casal foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, em 2018, por estupro de vulnerável resultando em gravidez, e a mãe denunciada com o agravante de omissão. O casal, então, abandonou a adolescente e fugiu. "Assim que foram denunciados, a Justiça decretou a prisão. Eles fugiram e passaram a ficar em fazendas da Bolívia e na fronteira", diz o delegado. Durante as buscas, a polícia ficou sabendo que a mulher havia acabado de ter um bebê e, por esse motivo, o casal retornaria para a casa da mãe do suspeito, em Corumbá. Os dois foram presos cinco dias depois.

O suspeito assumiu ter engravidado a enteada e alegou que a menina o procurava, se "engraçando" para ele, de acordo com Basso. "Ele fala que foi consentido, o que não faz diferença para o crime de estupro de vulnerável. E a gente sabe que não foi consentido porque a criança reclamava", diz. "Ele falava também que era pai de santo e que não era ele que fazia aquilo, mas um exu. A mãe dela disse que não sabia dos abusos, mas a própria criança já tinha contado. Ela tinha ciência."

Adolescente foi acolhida por tia Como os pais fugiram para escapar da polícia, a menor, grávida, foi levada para a casa de acolhimento Amparo da Juventude, em Ladário. A coordenadora do local lembra o quanto o comportamento da menor chamou a atenção. "A gravidez foi acompanhada, mas ela era um pouco rebelde. Não era quieta, talvez pelo histórico familiar e pelo trauma que passou", diz Sibele Bezerra.

Antes de dar à luz, a menina foi acolhida pela família de um tio materno. A mulher dele esteve no abrigo para oferecer sua casa à sobrinha. "Ela tem um apego muito grande por essa tia", afirma Sibele. De acordo com a coordenadora, a adolescente, a filhinha e os familiares com quem convivem são acompanhados por dois centros de referência de assistência social no município, um focado na prevenção e outro no tratamento de situações de vulnerabilidade social e risco. Os dois programas são ligados ao Ministério da Cidadania.

A filhinha da menor tem hoje três anos e está bem de saúde. A família participa do programa Criança Feliz, que faz visitas domiciliares para dar orientações sobre desenvolvimento infantil e a importância do vínculo familiar. "É feito acompanhamento por conta do histórico dela e da criança também", diz Sibele. "Eles sempre mandam relatório para sabermos como estão a criança e a mãe. Elas estão bem." 

Suspeito teria abusado de outros menores 

Enquanto estavam foragidos, o suspeito estuprou outra menina, de oito anos e parente dele, afirma o delegado. Essa garota contou que o homem abusava do próprio filho, de cinco anos. A polícia apura também o mesmo crime que teria sido cometido por ele contra uma adolescente de 13 anos. "Solto, ele, fatalmente, iria fazer outras vítimas. Prendendo esse homem, a gente evita que outras crianças tenham sua dignidade aviltada", diz Basso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES