Caso Boate Kiss: após anulação de júri, réus deixam prisão no RS

O incêndio em uma casa de eventos em Santa Maria, no ano de 2013, deixou 242 pessoas mortas e outras 636 feridas

Boate Kiss | Diego Frichs Antonello / Colaborador/Getty
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os quatro acusados pela tragédia da Boate Kiss em Santa Maria (RS), que aconteceu em 27 de janeiro de 2013, e deixou 242 pessoas mortas e outras 636 feridas, foram soltos na noite de quarta-feira (3/8), por volta das 23h.

A liberação ocorreu após a anulação do julgamento do caso no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), no mesmo dia. Dos três desembargadores Corte, dois votaram a favor da anulação.

Entre os beneficiados pela deliberação, estão os sócios da boate Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos.

Incêndio na Boate Kisse matou 242 jovens no Rio Grande do Sul. (Foto: Diego Frichs Antonello / Colaborador/Getty)

Os músicos estavam encarcerados no Presídio Estadual de São Vicente do Sul. Já os sócios Spohr e Hoffmann estavam na Penitenciária Estadual de Canoas.

Leia Mais

Tragédia que matou 242 pessoas e feriu mais de 600

Casa noturna tradicional de Santa Maria, cidade de quase 300 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, a Boate Kiss recebeu centenas de jovens em 27 de janeiro de 2013. Estavam previstos dois shows ao vivo.

O primeiro foi de uma banda de rock e aconteceu normalmente. Depois, foi a vez da Gurizada Fandangueira. A casa tinha capacidade oficial para 690 pessoas e estava superlotada: tinha entre 800 e mil pessoas.

O guitarrista da banda, Rodrigo Lemos, relatou desde o início que o fogo começou depois que um sinalizador foi aceso. Ele disse que os colegas de banda logo tentaram apagar o incêndio, mas que o extintor não teria funcionado. Um dos integrantes da banda, o gaiteiro Danilo Jaques, morreu no local.

Naquela trágica noite, as faíscas do sinalizador atingiram o teto revestido de uma espuma que servia como isolamento acústico. Em pouco tempo, o fogo se espalhou pela pista de dança e logo tomou todo o interior da boate. De acordo com os bombeiros, a fumaça altamente tóxica e de cheiro forte provocou pânico. Aí começou a tragédia.

Ainda sem saberem do que se tratava, seguranças tentaram impedir a saída antes do pagamento.

Houve empurra-empurra enquanto os clientes tentavam deixar a casa. Muitos que não conseguiram desmaiaram intoxicados pela fumaça. Outros procuraram os banheiros para escapar ou buscar uma entrada de ar e acabaram morrendo.

Segundo peritos, o sistema de ar-condicionado ajudou a espalhar a fumaça. Além disso, um curto-circuito provocado pelo incêndio causou uma explosão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES