Caso de febre do Nilo é confirmado em criança da zona rural de Teresina

Trata-se de caso de meningoencefalite grave em uma criança que foi internada no Hospital Infantil Lucídio Portela, em outubro do ano passado.

- | -
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) informou nesta terça-feira (09), que recebeu um resultado de exame confirmatório de um caso de febre do Nilo Ocidental em Teresina. Trata-se de caso de meningoencefalite grave em uma criança da zona rural da capital e que foi internada no Hospital Infantil Lucídio Portela em outubro do ano passado. 

De acordo com a fundação, após vários dias hospitalizada, a criança recebeu alta com melhora parcial e segue em acompanhamento ambulatorial. O material genético do vírus foi detectado no líquido cefalorraquidiano da criança por meio da técnica RT-PCR, realizada no Instituto Evandro Chagas – laboratório de referência do Ministério da Saúde. 

Caso de febre do Nilo é confirmado em criança da zona rural de Teresina (Foto: Getty Imagens)

“À época, o caso da criança foi notificado e investigado por meio do Programa de Vigilância das Doenças Neuroinvasivas por Arbovírus, através do qual são realizados exames para herpes vírus, enterovírus e vários arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) – incluindo dengue, Zika, chikungunya e febre do Nilo Ocidental. A Gerência de Zoonoses do município de Teresina procedeu a captura de mosquitos no domicílio e no peridomicílio da criança adoecida, para a devida identificação das espécies envolvidas e tentativa de detecção e isolamento viral”, diz trecho da nota informativa da FMS. 

Este é o 10º caso humano de febre do Nilo Ocidental diagnosticado em Teresina. Até então, nove outros casos já haviam sido diagnosticados na capital: oito residentes em outros municípios piauienses e somente um em Teresina. Segundo a FMS, toda a rede hospitalar (pública e privada) da capital está capacitada e habilitada para proceder a investigação epidemiológica de casos de meningite, encefalite, mielite e polirradiculoneurite (síndrome de Guillain-Barré) de causa desconhecida. 

No primeiro semestre de 2022, 78 casos de síndrome neuroinvasiva foram investigados, dentre os quais 35 estiveram associados à infecção por pelo menos um arbovírus, dentre eles: dengue, Zika, chikungunya e Oropouche. “Estes dados reforçam que, além das síndromes hemorrágicas causadas pela dengue e do comprometimento articular grave causado pela chikungunya, os vírus transmitidos por mosquitos podem comprometer gravemente o sistema nervoso dos pacientes”, esclarece a FMS. 

É fundamental reforçar as medidas de proteção, evitando-se os focos de criadouros de mosquitos nos domicílios e, nos casos dos indivíduos mais vulneráveis, evitando-se a exposição aos mosquitos nos horários em que eles têm maior atividade, utilizando-se vestimentas adequadas nas atividades ao ar livre e utilizando-se repelentes de forma adequada. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES