Caso Janaína Bezerra: Imprensa internacional repercute morte de estudante

Aluna do 5º período do curso de Jornalismo da UFPI foi estuprada e morta no último sábado (28).

´´p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A morte de Janaína Bezerra, assassinada em uma sala do mestrado em matemática na Universidade Federal do Piauí (UFPI), repercutiu na imprensa internacional. A jovem de 22 anos, estudante do 5º período de Jornalismo, sofreu violência sexual e teve o pescoço quebrado após uma calourada no Campus Ministro Petrônio Portela, zona Leste de Teresina. O suspeito do crime, Thiago Mayson da Silva Barbosa, está preso.

O jornal Daily Star, veículo britânico, afirmou que Janaína foi lesionada no rosto e em várias partes do corpo pelo agressor. A notícia produzida pela jornalista Leigh MCManus diz ainda que a vítima escreveu palavras de esperança sobre o futuro em uma página no Instagram (@mie.poesie), citando as poesias feitas pela jovem que sonhava em ser escritora. Veja a reportagem aqui.

Caso Janaína Bezerra: Imprensa internacional repercute morte de estudante (Foto: Reprodução) 

Notícia também chega a outros portais internacionais

Já o portal norte-americano Trend Detail News, destacou a prisão de Thiago Mayson e o relatório do Instituto Médico Legal do Piauí, que revelou como causa da morte o trauma raquimedular por ação contundente. Um laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí apontou indícios de violência sexual contra Janaína e que a causa da morte foi um "trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente". 

Leia Mais

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, afirmou que houve estupro. Segundo o laudo, houve uma contusão na coluna vertebral, o que causou a lesão da medula espinhal e a morte. 

A lesão pode ter sido causada por pancada, que teria torcido ou traumatizado a coluna vertebral, conforme a médica legista. Uma das possibilidades investigadas é a ação das mãos no pescoço da vítima "com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta".

Estudantes querem indenização para família

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) elaboraram nesta terça-feira (31), após uma assembleia-geral e ocupação a reitoria do campus Ministro Petrônio Portela, uma série de propostas para a instituição de ensino diante da morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, ocorrida no último sábado (28).

Entre as sugestões, está a proposta de indenização da família da jovem, melhorias na iluminação, ampliação de todas as frotas de ônibus que atendem a universidade e claro, mais segurança no campus, a principal pauta discutida pelo movimento estudantil. 

Veja as propostas na íntegra: 

Janaína Bezerra: Estudantes querem indenização à família e memorial na UFPI (Foto: Imagem cedida ao Meionorte)

Além disso, os estudantes propõem uma nota de retratação por parte da UFPI em relação à criminalização das ‘calouradas’ e do movimento estudantil (DCE). A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva, se apresentou como representante do reitor Gildásio, que está de férias, para atender as reivindicações dos estudantes e assinou o documento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES