Caso Janaína Bezerra: UFPI proíbe calouradas após morte de estudante

Instituição vai suspender a realização de eventos festivos que “extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico”

UFPI proíbe calouradas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em nota divulgada à imprensa, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu suspender a realização de eventos festivos dentro da instituição. Desta forma, calouradas, como a promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), ficam impossibilitadas de acontecer. 

A decisão ocorre dois dias após a morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, que morreu após participar de uma calourada ocorrida na sede do DCE. De acordo com laudo do Instituto Médico Legal (IML), ela foi vítima de violência sexual seguida de morte dentro de uma sala do programa de pós-graduação em Matemática da instituição. 

UFPI proíbe realização de calouradas. Crédito: Divulgação.

O suspeito do crime é o estudante do mestrado em Matemática da UFPI, Thiago Mayson da Silva Barbosa, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

A nota, que também promete um protocolo para lidar com violência contra a mulher, vem acompanhada de um vídeo do vice-reitor, Viriato Campelo. 

"Instauramos uma comissão de sindicância para que apure todos os casos que ocorreram relacionado a esse caso para as devidas providências", disse.  

Veja o vídeo:

Veja a nota completa:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reconhece a importância histórica do movimento estudantil no país e no Estado, e acolhe essa atuação na Instituição. No entanto, diante das atuais circunstâncias, a realização de eventos festivos que extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico estará suspensa até que ocorra a deliberação do conselho superior competente na Universidade. 

Além disso, a UFPI, considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas por seus docentes, servidores e estudantes, elaborará, por meio de comissão constituída para esse fim, um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero.

Entenda o caso

Thiago Mayson da Silva Barbosaprincipal suspeito de estuprar e matar a estudante de jornalismo, Janaína da Silva Bezerra, teve a prisão preventiva decretada pela justiça do Piauí na tarde deste domingo (29). A decisão foi proferida pela juíza de plantão Haydee Lima de Castelo Branco. 

Vítima e acusado de estupro seguido de morte. Crédito: Reprodução/Redes sociais.

Janaína Bezerra foi abusada sexualmente e teve o pescoço quebrado na madrugada de sábado (28), após uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES