Caso João Hélio: bom comportamento pode diminuir tempo na cadeia

Caso João Hélio: bom comportamento pode diminuir tempo na cadeia

Caso João Hélio: bom comportamento pode diminuir tempo na cadeia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Condenados a mais de 39 anos de pris?o na quarta-feira (30), os quatro acusados da morte do menino Jo?o H?lio podem sair da cadeia bem antes do t?rmino da senten?a. Segundo o C?digo Penal de 1940, o tempo m?ximo que uma pessoa pode ficar presa ? de 30 anos. Mas a pr?pria lei oferece outros benef?cios por merecimento ou bom comportamento, como livramento condicional e progress?o de regime.

Vale lembrar que os jovens foram condenados ao crime de latroc?nio (roubo seguido de morte), com viol?ncia e agravante de crime hediondo. Os quatro ainda podem recorrer da senten?a ao Tribunal de Justi?a e o tempo que j? est?o presos - quase um ano - ser? descontado da pena final.

Carlos Eduardo Toledo Lima, de 23 anos, foi condenado a 45 anos de reclus?o; Diego Nascimento da Silva, 18, a 44 anos e tr?s meses; Thiago Abreu Matos, 19, pegou pena de 39 anos de reclus?o; e Carlos Roberto da Silva, 21, condenado a 39 anos.

Em casos de crimes hediondos, para pedir o livramento condicional, os presos precisam cumprir pelo menos 2/3 da pena. A criminalista, conselheira da Ordem de Advogados do Rio de Janeiro e professora da PUC, Victoria de Sulocki, explica que, no pedido, todas as partes envolvidas - advogados de defesa (ou defensoria), Minist?rio P?blico e o conselho penitenci?rio ? exp?em suas opini?es sobre o preso. O processo ? ent?o encaminhado para o juiz da execu??o penal, que aceitar? ou n?o o pedido.

Numa conta simples, os r?us Thiago Abreu Matos, de 19 anos, e Carlos Roberto da Silva, de 21, que receberam as menores penas (39 anos de reclus?o), poderiam sair por bom comportamento depois de 26 anos de pena cumprida.

A criminalista lembra que o livramento ? um benef?cio que pode ser revisto a qualquer tempo. Basta que o condenado descumpra uma de suas obriga?es ou cometa outro crime durante a vig?ncia do benef?cio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES