Casos de cólera são confirmados em Moçambique após ciclone Idai

Doença pode atingir milhares de crianças

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O editorial de uma publicação inglesa sobre a "Dor negra não é sentida", reflete na ausência de ajuda aos sobreviventes do Cicolne Idai que devastou o Moçambique, no dia 14 de março, matando pelo menos 700 pessoas em toda a região. Agora fazem surgir os primeiros casos de cólera que foram relatados na cidade moçambicana de Beira, devastada pelo ciclone, complicando uma emergência já maciça e complexa no país do sul da África.

O anúncio de cinco casos de doenças transmitidas pela água segue dias de crescentes temores de que o cólera e outras doenças possam surgir nas condições miseráveis em que dezenas de milhares de pessoas vivem desde o ciclone. A situação tende a piorar porque um surto da doença pode atingir principalmente crianças. 

"Os primeiros casos da doença foram confirmados em Munhava, uma das áreas mais pobres da cidade portuária duramente atingida pela Beira", disse o diretor nacional de assistência médica, Ussene Isse, a repórteres. A cidade de aproximadamente 500 mil pessoas ainda está lutando para fornecer água limpa e saneamento.

"Fizemos os testes de laboratório e podemos confirmar que essas cinco pessoas deram positivo para cólera", disse . “Isso vai se espalhar. Quando você tem um caso, você tem que esperar mais casos na comunidade. ”

Sobreviventes de Ciclone no Moçambique. Foto:  Karel Prinsloo/DEC.

A Organização Mundial de Saúde está enviando 900.000 doses de vacina oral contra a cólera para as áreas afetadas de um estoque global. A remessa deverá ser enviada no final desta semana.

O ciclone Idai chegou a Moçambique antes de atravessar o vizinho Zimbábue e Maláui, deslocou centenas de milhares de pessoas e inundando uma área de 3.000 quilômetros quadrados. A cólera tem sido uma grande preocupação para os sobreviventes de ciclones que agora vivem em acampamentos lotados, escolas, igrejas e qualquer terra exposta pelas águas ainda inundadas. A doença é transmitida por alimentos e água contaminados e pode matar rapidamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES