Início da vacinação deve excluir quem já teve Covid-19, diz Butantan

Casos ativos de Covid-19 devem ser registrados até 2021, afirmou Dimas Covas

Ação de testagem para Covid-19 na Brasilândia-SP | Paula Paiva Paulo/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse na manhã desta quarta-feira (19), que casos ativos de Covid-19 devem ser registrados até 2021.

"Como essa epidemia ainda vai durar alguns meses e seguramente atravessaremos o ano com casos ativos, então, a vacina será muito útil nesse sentido", afirmou Covas durante uma ação de testagem em moradores da Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista.

A região concentra o maior número de mortes registradas no município, segundo dados da Prefeitura de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

- Covid: Brasil registra 1.352 mortes em 24h e se aproxima de 110 mil 

- Prefeitura autoriza retorno imediato das academias em Teresina 

- Bolsonaro sanciona com vetos projeto que flexibiliza ano escolar; veja 

- Em entrevista, Doria deixa escapar que Emílio Surita está com Covid

Covas também acredita que uma vez liberada a vacina, o programa nacional irá aplicar metodologia similar a da imunização contra a gripe e deverá, ao menos inicialmente, excluir quem já teve a doença ou contato com o vírus.

"Imagino que com o nível de prevalência que nós temos hoje isso não chegaria a mais de 80 milhões [doses]. Uma boa parcela da população lá no começo do ano já teria sido acometida pela infecção", afirmou Covas.

"Até pode vacinar, não necessariamente necessita. Num primeiro momento (de vacinação), aqueles que não tiveram a infecção e, num segundo momento, aqueles que tiveram. Vamos acompanhar. Obviamente o indivíduo que já teve a infecção tem uma proteção natural, existe uma certa dúvida de isso é protetor, por quanto tempo, mas já existe essa proteção."

O Instituto Butantan é parceiro de um laboratório chinês para a produção da Coronavac, vacina contra o coronavírus que está em fase final de testes. A previsão é a de que o instituto receba, até o final do ano, 15 milhões de doses. Além das doses já prontas, o Instituto também receberá material para poder dar início ao processo de produção da vacina localmente.

Covas acredita que, com as doses suficientes, a campanha de vacinação possa ser concluída até a metade do próximo ano.

"Normalmente uma campanha dura de 3 a 4 meses. É um tempo que a gente tem muita história, nesse prazo, existe uma logística muito grande. (...) O Ministério [da Saúde] tem alguns projetos em andamento, com a AstraZeneca, um projeto possível com o Butantan, e a secretaria de estado, mas isso ainda não está consolidado, então isso depende muito do quantitativo de vacinas que o Ministério vai conseguir incorporar."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES