Casos de dengue em Teresina estão em queda há mais de um mês, diz FMS

Na segunda semana de agosto, foram registrados apenas sete casos, uma redução de 92% se comparado com os sete primeiros dias do mês.

Dengue em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os casos de dengue em Teresina estão há mais de um mês em queda. A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo o órgão, as medidas implantadas na capital, pela Prefeitura, contribuíram para a redução. 

Os dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde, com base nos Boletins Epidemiológicos com informações consolidadas pela equipe técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), apontam que na segunda semana de agosto, foram registrados apenas sete casos, uma redução de 92% se comparado com os sete primeiros dias do mês, quando 92 pacientes diagnosticados com a doença.

FOTO: Divulgação

Para o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, os dados revelam a efetividade das ações coordenadas pelo município em parceria com outras instituições para o enfrentamento à doença.

“Como médico e profissional da saúde, sei a importância que tem a prevenção. Por isso, determinamos a implantação de diversas tratativas voltadas não apenas para darmos o cuidado e a assistência necessária àquelas pessoas acometidas pela doença, mas também para evitarmos a proliferação da dengue em nossa cidade”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa.

Os números das duas últimas semanas do mês de julho já revelavam uma tendência de controle dos casos de dengue na capital piauiense. Nesse período, a quantidade de novas notificações positivas da doença saiu de 59 para 12, uma baixa de aproximadamente 80%. Esse cenário favorável só se tornou possível pela efetividade das ações adotadas pelo município.

Mutirões contra a dengue nos bairros

Além de toda a estrutura hospitalar FMS, agentes do Centro de Controle de Zoonoses atuaram com apoio de equipes das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya através dos mutirões de limpezas e fiscalização de residências nas áreas urbana e rural.

A iniciativa, que contou também com a colaboração de militares do Exército Brasileiro e reeducandos do regime semiaberto do sistema prisional da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), realizou a vistoria em mais de 714 mil residências em toda Teresina, que resultou na eliminação de quase 306 mil focos de reprodução do agente transmissor da doença.

“Tivemos a colaboração de equipes do 25º BC e ações de limpeza nos bairros, principalmente na zona Norte da cidade, onde havia mais notificações de casos. Também fizemos a pulverização com bombas costais e carro fumacê, além da orientação da população sobre os cuidados para não manter criadouros dos mosquitos”, destaca Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

Coordenador da operação, Edmilson Ferreira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), avalia positivamente o resultado das ações. “Estamos intensificando as atividades, tanto na zona urbana como rural. Estamos conseguindo reduzir a quantidade de casos de dengue e pedimos que a população continue colaborando”, concluiu o gestor.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES