Casos de virose crescem cerca de 40% em Teresina

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o aumento no número de casos causa surpresa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caderno Theresina, do Jornal Meio Norte desta sexta-feira (15) destaca que o período chuvoso é o responsável comum pelo aumento dos casos de virose, síndrome que costuma acometer jovens, adultos e idosos. Segundo estatísticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS), os casos de virose em Teresina aumentaram 40% este ano em relação ao mesmo período de 2012. A notícia é recebida com surpresa, tendo em vista a pouca quantidade de chuvas ocorridas em 2013.

O surto da doença é explicado pelo alto índice de contágio. Na época de chuvas o aumento das moscas é o principal vetor de propagação da doença, enquanto no período seco, o acúmulo de lixo, esgotos e galerias a céu aberto são os responsáveis pelo contágio. A virose pode ser transmitida por um simples aperto de mão ou por contato com fezes do enfermo.

Popularmente conhecida como virose, a gastroenterite aguda é caracterizada por ciclos de diarreias e vômitos, podendo ocorrer febre, dores no corpo e náuseas.

O ciclo do vírus no corpo humano pode durar de quatro dias a uma semana e não existe tratamento específico para a doença, apenas remédios que aliviam os sintomas.

A doença nada mais é que uma inflamação do trato intestinal que afeta o estômago e o intestino delgado. Embora não tenha relação alguma com a gripe, é facilmente confundida pela população como tal, visto que os sintomas são semelhantes.

A maior parte dos casos é causada pelo rotavirus e o tratamento mais adequado é a hidratação. Nos casos mais graves é necessário fazer a administração de soro por via intravenosa.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL MEIO NORTE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES