Católicos estão sem igrejas no centro de Teresina

A Igreja de Nossa Senhora das Dores iniciou uma reforma no telhado e forro; já a Igreja de São Benedito está interditada desde 2016.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os fiéis católicos que procuram um templo religioso no Centro de Teresina estão se deparando com portas fechadas. A Igreja de Nossa Senhora das Dores, Catedral da Cidade, na Praça Saraiva, iniciou uma reforma no telhado e forro; já a Igreja de São Benedito, construção tombada na capital, está interditada após uma das torres desabar e destruir parte do teto em setembro de 2016. A conclusão da reforma ainda não tem prazo. A demora tem deixado muitos católicos insatisfeitos por não terem como cumprirem o compromisso com a fé, onde costumavam frequentar.

Crédito: Leo Vilari

“As igrejas deveriam estar abertas. Para mim, Deus está em qualquer lugar, mas a falta delas acaba nos desmotivando. Eu tenho conseguido muitas graças e não sou de desistir da fé em Deus. Procuro missas em outros lugares como no Memorare”, lamenta o comerciário Jurandir Carvalho, 51 anos. Ele relata que não era um devoto e há 20 anos passou a buscar mais a Cristo e mostrar seu fervor pela fé.

A aposentada Carmelita Revedosar, 82 anos, diz que as igrejas fechadas fazem com que as pessoas busquem novos locais de oração e percam seus devotos. “O local das igrejas é onde todo mundo já está acostumado. Sem frequentar, os fiéis buscam outros locais até mais distantes, em outros bairros, e assim ficam até sem praticar sua fé”, protestou.

A secretaria paroquial confirmou que a Igreja de Nossa Senhora das Dores está fechada desde o dia 02 de janeiro, para reforma do teto, em comum acordo com os paroquianos e com Arquidiocese de Teresina, para que não acontecesse o que ocorreu com a Igreja São Benedito. Parte do valor da reforma foi arrecadada no festejo da entidade, já o restante, a instituição conta com a colaboração da população.

Crédito: Leo Vilari

O advogado João Paulo, 26 anos, acredita que a igreja não sofre a falta de fiéis e sim de pessoas que tenham condições para ajudar nas reformas. “O fechamento é por falta de segurança, e por isso a igreja faz a reforma baseada no dinheiro que ela tem. Se é algo que sobra, vai para a questão estrutural. O que falta mesmo é o dinheiro e os fiéis devem ajudar. Por exemplo, aquele que é engenheiro, o que é pintor e o fiel que tem uma boa condição poderiam dar sua ajuda”, manifestou João.

A previsão da conclusão dos serviços, dada pela empresa que executa a obra, será 15 de fevereiro. Enquanto isso, as missas estão sendo realizadas no Centro Paroquial, que fica na Rua David Caldas com a Rua Olavo Bilac.

Crédito: Leo Vilari

Igreja São Benedito continua fechada desde 2016

Um dos oito pontaletes, que ficam em volta da torre principal da Igreja São Benedito, desabou na madrugada do dia 14 de setembro de 2016. O estrago só foi percebido no dia seguinte, quando o sacristão chegou ao local. Com o desabamento da estrutura, parte do teto, forro e bancos foram destruídos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou à reportagem do JMN que o projeto de reparo da Igreja São Benedito está sendo elaborado cuidadosamente e segue os critérios rigorosos, uma vez que a última reforma feita na igreja foi no final da década de 1980.

Desde então, o local foi interditado para reforma e as celebrações no local, suspensas. A Igreja São Benedito tem mais de 140 anos e foi o terceiro templo católico a ser construído na capital do Piauí.

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, na Praça Rio Branco, o templo mais antigo da capital piauiense, ainda não concluiu totalmente sua reforma iniciada em 2010 e não fechou suas portas durante a reforma pela segurança que o prédio apresentava. Foram trocados parte do teto, reboco e piso. Faltam reparos na fachada externa. Apesar disso, as celebrações seguem em horários normais todos os dias da semana. (V.P.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES