Causa das mortes na boate Kiss foi a fumaça que saiu da espuma que revestia teto, diz delegado

Delegado diz que procura documento com a prefeitura e com os bombeiros.

Incêndio em boate deixou mais de 230 mortos | Deivid Dutra / Agência Freelancer
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O delegado Marcelo Arigony, um dos responsáveis pelo inquérito que investiga as causas do incêndio que aconteceu na boate Kiss, disse nesta quinta-feira (31) que a polícia ainda não teve acesso ao plano de prevenção e combate a incêndio do local. Na madrugada do último domingo (27), um incêndio na boate deixou mais de 230 mortos.

"Dentre os documentos encaminhados, numa análise preliminar, nós ainda não encontramos o plano de prevenção. Oficiamos para dez instituições. Estamos pedindo este plano para a prefeitura e para os Bombeiros. Não sabemos nem quem tem este plano", disse o delegado.

Segundo Arigony, a causa das mortes na boate Kiss foi a fumaça que saiu da espuma que revestia o teto da boate. A espuma era usada para proteção acústica do local.

"Isso (espuma) foi a causa da morte. O que era inflamável era isso. Isso foi colocado para melhorar a acústica do local e vamos verificar. O local onde não tinha a espuma praticamente não queimou. Isso queima muito rápido e emite um gás. Foi a acusa", disse o delegado.

Segundo o delegado, ao que indica, a espuma utilizada não possui uma espécie de camada protetora que reduziria os riscos de incêndio. "Parece que estava irregular, mas a polícia está investigando", disse.

Novo depoimento

Ainda nesta quinta, o delegado afirmou que foi ouvido o depoimento de um dos donos da empresa Hidramix Prestação de Serviço. Segundo o delegado, o empresário disse que os outros dois sócios da empresa são um bombeiro da ativa e outro da reserva. Ele disse ainda que a empresa foi responsável por instalar a barra de ferro da porta da boate.

Prorrogação das prisões

O delegado que ainda esta trabalhando para pedir a prorrogação das prisões dos sócios da boate e dos integrantes da banda que estão detidos desde segunda-feira. As prisões temporárias dos quatro vencem nesta sexta-feira. "Não pedímos ainda (a prorrogação). Estamos trabalhando para pedir a de todos", disse o delegado.

De acordo com o delegado, a polícia ainda não tem informações concretas sobre quantas pessoas estavam na boate na noite da tragédia. Ainda segundo ele, o alvará que já está em poder da equipe de investigação mostra que a capacidade seria para 691 pessoas.

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 235 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores, é possível afirmar que:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.

- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.

- A banda comprou um sinalizador proibido.

- O extintor de incêndio não funcionou.

- Havia mais público do que a capacidade.

- A boate tinha apenas um acesso para a rua.

- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.

- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.

- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.

- Equipamentos de gravação estavam no conserto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES