Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Cavalgada da Missão inicia amanhã

A Cavalgada da Missão dos Aroazes, um dos maiores eventos religiosos, culturais e históricos do país acontecerá nesta sexta-feira (27) e sábado (28).

Compartilhe

Nos dias 27 e 28 de setembro, ocorre a Cavalgada da Missão dos Aroazes,  um dos maiores eventos religiosos, culturais e históricos do país. Já é o terceiro ano consecutivo  do evento que marca o salto do século XVII para o século XXI. O conjunto de eventos está estruturado a partir da fé católica e se desenvolve ritualizando uma grande viagem litúrgica e existencial na geografia da história, em busca dos tesouros da glória. 

A Cavalgada começa na sexta-feira (27)  e finda ao sábado (28), à noite, com a Procissão das Luzes da Sagrada Família, onde ocorre o grande encontro de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos cristãos velhos, com sua mãe Sant'Anna, padroeira de católicos.

O conjunto de eventos saúda o imenso patrimônio imaterial das conquistas do Sertão Colonial, abrigado nesse relicário da história, a Missão dos Aroazes, com o primeiro registro histórico remontando a 1728, das tradicionais festas de Nossa Senhora.

“Esse encontro,  relatado desde o século XVII, um dos mais antigos e referenciais, será nos pontos de ocupação da Coroa Portuguesa na região da Missão dos Aroazes. Essa referência levou à descoberta de outra conexão da Missão de Aroazes com o Brasil Colonial, que é o Caminho Real”, revela o ecoaventureiro Alcide Filho.

O Piauí teve e ainda tem, na história, mantido os seus vestígios, trechos que seguem o caminho que circula e que se interconecta no percurso da Missão dos Aroazes. No próximo ano, haverá uma mudança de data: a Cavalgada da Missão dos Aroazes vai acontecer na primeira semana de agosto, para receber o clima verde da caatinga. 

Novos trajetos para 2020

A conexão da cavalgada se referencia como Marco inicial de uma programação de atividades que se sucedem e prosseguem durante os meses seguintes do ano.  “Na primeira semana de agosto de 2020, teremos a 4ª Cavalgada, a partir de então, iniciaremos as ações para o percurso e a inclusão no circuito turístico esportivo e ecoturístico do Caminho Real”, enfatiza Alcide Filho.

Isso faz de Aroazes uma referência do Brasil Colônia para o Piauí,  um centro militar estratégico para a integração das colônias do Brasil e do Maranhão/ Grão Pará, com a abertura do Caminho Real em 1697, que passava na Missão dos Aroazes.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar