Cavalgada ocupa rodovia e segue até a Expoapi

As comitivas saíram do balão do São Cristóvão e finalizaram no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde

Cavalgada | EFREM RIBEIRO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque de Exposições Dirceu Arcoverde recebeu, na manhã de domingo (1), os cavaleiros que participaram da cavalgada na 69° exposição agropecuária do Piauí (Expoapi). As comitivas saíram do balão do São Cristóvão, seguiram pela Avenida João XXIII e pela rodovia BR-343, finalizando no parque de exposições, na zona rural de Teresina. 

A concentração da comitiva reuniu um público de Altos, José de Freitas, Alto Longá, Barras e outros municípios. O comerciante Kleverson Barros, de Teresina, participou do momento com o cavalo de raça quarto de milha imperador. Ele afirmou que foi bom participar da cavalgada. Mesmo com o sol forte, seu cavalo conseguiu atravessar todo o percurso. "Todos os anos venho e isso é uma terapia para quem participa", conta. 

Efrem Ribeiro

O vaqueiro de Alto Longá, Elton Vaqueiro, participou pela primeira vez. "Agora vou participar sempre, você se diverte, você mostra seu animal e encontra os amigos de outros lugares", declarou.  O percurso teve cerca de 30 quilômetros e, durante o trajeto, os cavaleiros foram acompanhados pela comissão organizadora e equipe de apoio. 

A pequena Manuele Dias, 8 anos, participou da cavalgada montada em um cavalo acompanhada do seu pai e do seu tio. "Não é a primeira vez que participo e gosto muito", falou a menina.

"A gente reúne a família e os amigos, é uma tradição que nós, como nordestinos, fazemos questão de preservar. É maravilhoso porque gostamos do animal, vivemos com ele e nos sentimos bem à vontade. Só quem vive com cavalo sabe o quanto é bom", conta o funcionário público, Denis Melo, que cavalgou em um cavalo Mangalarga Machador.

O coordenador do evento, Luís Augusto, destacou a importância das cavalgadas, que são uma tradição no município. "Já fazemos a cavalgada há mais de 20 anos, com uma comitiva com 500 cavalos, com grupos de criadores e pessoas que fazem a camisa e participam, mas há pessoas que participam sem comitiva, só porque gostam.  A ideia é essa", relata.  Os participantes completaram o percurso por volta das 12h. 

O Parque de Exposição Dirceu Arcoverde recebe ainda durante a 69ª Expoapi 16 expositores de várias partes do país. O evento que acontece desde 1950 é a maior feira agropecuária do Piauí. A feira terá amostra de caprinos e ovinos, 5 leilões, 2 shoppings de animais, vaquejadas, cavalgadas, cursos, prêmios e prova de hipismo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES