Cavalo usado por charreteiros é sacrificado; “Muita dor”, diz veterinário

Após uma avaliação, concluiu-se que não havia mais o que fazer, a não ser sacrificá-lo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RIO - Uma equipe da Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda) realizou, na manhã deste domingo, uma operação para tentar salvar um cavalo em Paquetá, que estava bastante debilitado. Chegou-se a levantar a hipótese de o animal ter sido vítima de maus-tratos de charreteiros. Alertado pela denúncia de moradores da região, o secretário Claudio Cavalcanti e um veterinário embarcaram em um helicóptero na Lagoa Rodrigo de Freitas rumo à ilha, logo depois de saberem que o bicho estava caído. Após uma avaliação, concluiu-se que não havia mais o que fazer, a não ser sacrificá-lo.

? O cavalo estava sentindo muita dor. O veterinário diagnosticou problemas no intestino, e a única solução foi a eutanásia. Ele não trabalhava desde o dia 8 desse mês, quando ficou sob a proteção da prefeitura. Cinco bichos foram colocados em observação, já que estavam bem fracos. Quatro deles estão bem, esse não resistiu ? explica Cavalcanti.

Moradores do local afirmam que o animal caiu no sábado com sinais de fraqueza. Havia marcas de sangue no local. Depois de voltar às baias neste domingo para verificar o estado do cavalo, o morador Nelson Costa relatou que o animal havia sido retirado.

? Não consegui encontrá-lo. A situação parece que melhorou depois que alguns policiais militares estiveram aqui ontem (sábado). Eles vistoriaram as baias, e hoje elas estão mais limpas e os funcionários estão carregando sacos de ração ? diz Costa.

Apesar do estado do animal, Cavalcanti disse que não ficou caracterizado maus-tratos, mas ele confirmou que a carga excessiva de trabalho tem deixado os cavalos da ilha doentes.

? Eles estão morrendo. A solução é tirá-los dessa função. No máximo em um mês, eles serão substituídos por carros eletrônicos. Todos irão para uma fazenda modelo. Na quinta-feira teremos uma reunião com os charreteiros para definirmos isso ? diz o secretário.

Peritos da 5ª DP (Mem de Sá) estiveram em Paquetá no sábado para apurar a denúncia. A promotora de justiça Christiane Monnerat confirmou que visitou a ilha de Paquetá junto com policiais, mas não quis dar entrevista "para não comprometer as investigações do caso".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES