Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Cavalo usado por charreteiros é sacrificado; "Muita dor", diz veterinário

Após uma avaliação, concluiu-se que não havia mais o que fazer, a não ser sacrificá-lo

Compartilhe

RIO - Uma equipe da Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda) realizou, na manhã deste domingo, uma operação para tentar salvar um cavalo em Paquetá, que estava bastante debilitado. Chegou-se a levantar a hipótese de o animal ter sido vítima de maus-tratos de charreteiros. Alertado pela denúncia de moradores da região, o secretário Claudio Cavalcanti e um veterinário embarcaram em um helicóptero na Lagoa Rodrigo de Freitas rumo à ilha, logo depois de saberem que o bicho estava caído. Após uma avaliação, concluiu-se que não havia mais o que fazer, a não ser sacrificá-lo.


Cavalo usado por charreteiros é sacrificado;

? O cavalo estava sentindo muita dor. O veterinário diagnosticou problemas no intestino, e a única solução foi a eutanásia. Ele não trabalhava desde o dia 8 desse mês, quando ficou sob a proteção da prefeitura. Cinco bichos foram colocados em observação, já que estavam bem fracos. Quatro deles estão bem, esse não resistiu ? explica Cavalcanti.

Moradores do local afirmam que o animal caiu no sábado com sinais de fraqueza. Havia marcas de sangue no local. Depois de voltar às baias neste domingo para verificar o estado do cavalo, o morador Nelson Costa relatou que o animal havia sido retirado.

? Não consegui encontrá-lo. A situação parece que melhorou depois que alguns policiais militares estiveram aqui ontem (sábado). Eles vistoriaram as baias, e hoje elas estão mais limpas e os funcionários estão carregando sacos de ração ? diz Costa.

Apesar do estado do animal, Cavalcanti disse que não ficou caracterizado maus-tratos, mas ele confirmou que a carga excessiva de trabalho tem deixado os cavalos da ilha doentes.

? Eles estão morrendo. A solução é tirá-los dessa função. No máximo em um mês, eles serão substituídos por carros eletrônicos. Todos irão para uma fazenda modelo. Na quinta-feira teremos uma reunião com os charreteiros para definirmos isso ? diz o secretário.

Peritos da 5ª DP (Mem de Sá) estiveram em Paquetá no sábado para apurar a denúncia. A promotora de justiça Christiane Monnerat confirmou que visitou a ilha de Paquetá junto com policiais, mas não quis dar entrevista "para não comprometer as investigações do caso".


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar