Ceará confirma 4 casos da ômicron, subvariante do coronavírus

Mais de 10 amostras atestam a presença do vírus em regiões diferentes do Estado; entenda impacto.

Ceará confirma 4 casos da ômicron, subvariante do coronavírus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ceará já tem pacientes infectados pela Ômicron BQ.1, nova subvariante do coronavírus. Pelo menos 4 amostras positivas indicam a circulação da forma viral no Estado,segundo o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). A Ômicron, com as subvariantes BA.4 e BA.5, foi a responsável pelas últimas duas ondas de Covid no Estado.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou os quatro casos da subvariante BQ.1 da Covid-19 no Estado por sequenciamento genômico. "Os pacientes, residentes de Fortaleza, estão sendo acompanhados e apresentam apenas sintomas leves da doença. Diante de sintomas, a indicação é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde municipal para realizar a testagem", detalhou a Sesa.

Ceará confirma casos da ômicron, subvariante transmissível do coronavírus (Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz)O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia se reuniu nesta sexta-feira (11) para discussão do cenário epidemiológico no Ceará. Sarah Mendes, secretária executiva de vigilância em saúde da Sesa, recomenda o número adequado de vacinas, conforme a orientação do Ministério da Saúde. 

"Não é uma variante que tem mostrado um nível de gravidade, mas a gente precisa se cuidar. A pandemia continua e precisamos reforçar os nossos cuidados. Se você ainda não terminou seu esquema vacinal, busque uma unidade de saúde. Se estiver com sintomas, faça o teste", disse.

TRANSMISSÃO INTENSA

A nova forma do vírus tem transmissão ainda mais intensa do que as subvariantes anteriores, como explica o infectologista Guilherme Henn, diretor da Sociedade Cearense de Infectologia. "A BQ.1 é mais transmissível do que a BA.4 e BA.5, a capacidade de evasão no sistema imunológico é maior. Isso é resultado da própria natureza, já sabíamos isso pelos coronavírus sazonais, e a própria influenza tem a mesma característica”, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES