Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Ceará é primeiro estado a colapsar e tem a ocupação total dos leitos

O principal desafio para o sistema de saúde está no tempo de incumbação do vírus e de recuperação da Covid-19.

Compartilhe

Hospitais lotados, filas de espera na UTI, projeções de centenas de mortos por dia: enquanto os números da Covid-19 aumentam no Brasil, o sistema público de saúde é estrangulado. A cidade do Rio já tem fila de espera no CTI com 37 pacientes e faltam respiradores. O sistema de saúde no estado do Ceará colapsou na quinta-feira com a ocupação total dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). As informações são do O Globo.

Os números do terceiro estado mais afetado pela Covid-19 no país refletem uma ameaça que já pressiona outras unidades da federação, em especial o Amazonas, na Região Norte. São Paulo, a cidade mais afetada do país, também viu ontem seu primeiro hospital colapsar.  

Crédito: Bruno Kelly/Reuters

O principal desafio para o sistema de saúde está no tempo de incumbação do vírus e de recuperação da Covid-19. Ao contrário de outras síndromes respiratórias, a nova doença pode manter um paciente em estado grave durante 14 dias em uma UTI. Com a curva epidêmica crescendo no país, estados veem a ameaça do colapso se disseminar pelo território nacional.

Nesta quinta-feira, o governo do Ceará anunciou que todos os leitos de UTI do estado, que soma 2.386 casos do novo coronavírus, estão ocupados. Até a noite desta quarta-feira, segundo o portal G1, o Ceará tinha 169 pessoas internadas em UTIs, sendo 113 apenas na capital cearense.

Já há 48 pessoas na fila de espera por uma vaga intensiva. Ainda de acordo com o G1, a secretária de Saúde cearense informou que o colapso do sistema estadual ocorreu uma semana antes do esperado.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar