Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Ceir oferece mamografia adaptada para mulheres com deficiência

Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) disponibiliza um mamógrafo

Compartilhe
Google Whatsapp

No domingo (5) comemorou-se o Dia Mundial da Mamografia, um exame que utiliza radiação para revelar possíveis alterações nas mamas. Segundo a Sociedade Brasileira de Mamografia, o exame é o caminho mais seguro para a detecção precoce do câncer de mama. Há três meses, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) disponibiliza um mamógrafo adaptado para pessoas com deficiência. É um aparelho de alta resolução para exames de rotina, magnificações, marcações cirúrgicas e biópsias.

A tecnóloga em Radiologia Carmem Almeida explica que o aparelho que realiza a mamografia tem a possibilidade de descer e pode chegar à altura da paciente cadeirante.

“Estamos atendendo uma parcela da população que, até então, era desassistida. Cadeirantes, pacientes com paralisia e pós-operadas que não tinham condições de ficar em pé para realizar o exame da forma convencional. Agora, as pacientes podem se submeter ao exame sem sair da cadeira de rodas”, complementa Carmem Almeida.

A cadeirante Júlia Gomes da Silva, de 54 anos, fez o exame e ficou surpresa. “Antes era muito constrangedor. Já passei por muitos aborrecimentos e complicações. O bom do aparelho adaptado é que ele possui locais apropriados para nos segurarmos. A experiência foi bem melhor do que esperava”, diz a paciente.

Para o médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o Ceir, os exames de mamografia reforçam os trabalhos de prevenção do Centro, dessa vez com atenção à saúde da mulher e o diagnóstico do Câncer de Mama.

Para ter acesso aos serviços do Centro é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS); solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS; anexar à solicitação do médico as cópias do CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato; e procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do município.    


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto