Celulares piratas serão bloqueados a partir do ano que vem

Esse “negócio da China” está com os dias contados devido a uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Celulares com TV, rádio, câmera de vídeo e capacidade para usar três chips ao mesmo tempo. Tudo por menos de R$ 100. A oferta é tentadora, mas, como esse ?negócio da China? está com os dias contados devido a uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ? que prevê o bloqueio do sinal de aparelhos não homologados a partir de 2014 ?, os modelos contrabandeados do Oriente começam a desaparecer de mercados populares do Rio, como o da Rua Uruguaiana, no Centro.

De acordo com o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, o uso de celulares sem homologação sempre foi proibido, mas, somente agora, a Anatel começou a pôr o plano de bloqueio dos aparelhos em ação.

? A previsão é que não apenas os contrabandeados, mas também os telefones roubados possam ser bloqueados para uso no futuro ? explicou Tude.

Falsificação maior

Até o ano passado, os modelos conhecidos como ?xing-lings? ? de marcas desconhecidas ? eram vendidos no mercado negro por preços a partir de R$ 50. No Mercado Popular da Uruguaiana, na última terça-feira, porém, a maior parte dos aparelhos expostos parecia de fabricantes famosos. O problema era a procedência duvidosa.

? Não é original, mas tem a marca inscrita no aparelho ? contou um vendedor, ao ser perguntado se os vários modelos ?Samsung? arrumados na vitrine do box onde trabalha eram originais.

Procuradas, Claro, Oi, TIM e Vivo preferiram não comentar a respeito do bloqueio. O SindiTelebrasil, que representa as operadoras, informou que as regras ainda não foram estabelecidas. A Anatel informou que ?qualquer medida buscará, sempre, a minimização dos impactos aos usuários?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES