Cenário tem desenho positivo para o ano novo no Ceará

Cenário tem desenho positivo para o ano novo no Ceará

Cenário tem desenho positivo para o ano novo no Ceará | Diário do Nodeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fim de ano. ?poca para avaliar o que passou, mas tamb?m para planejar o novo ano que se aproxima. Na economia, a pr?tica n?o ? diferente. As previs?es, que normalmente j? ocorrem ao longo do ano, se intensificam no per?odo, sobretudo com o cen?rio do exerc?cio corrente j? delineado. Afinal, o que tinha que acontecer j? aconteceu. Bem, quase tudo. Este ano surpreendeu. Ao apagar das luzes de 2007, o governo Lula sofreu uma grande derrota com a extin??o da CPMF no Pa?s. Ser? o caos econ?mico do Brasil? Certamente n?o. Mas o que esperar da economia brasileira, e ainda do Cear?, no ano que vem?

Para os analistas de mercado, o cen?rio que sucede a decis?o sobre a extin??o do tributo n?o representa o fim do mundo e n?o vai afetar o crescimento do Pa?s nem 2008, estimado em acima de 4% (entre 4,3% e 4,8%), mas ainda abaixo dos 5% pretendidos pelo governo federal. No Cear?, a proje??o ? mais otimista, com o Produto Interno Bruto (PIB) estadual, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa e Estrat?gia Econ?mica do Estado (Ipece), crescendo acima da m?dia nacional, com ?ndice de 5% na compara??o com 2007.

O pr?prio ministro da Fazenda, Guido Mantega, j? procurou acalmar o mercado ao afirmar que, mesmo com o fim da CPMF, o governo assumir? o compromisso de manter o equil?brio das contas p?blicas, perseguir a meta de infla??o e garantir o crescimento sustentado do Pa?s. Conforme disse, os recursos previstos pelo Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC) tamb?m dever?o ser mantidos. ?Entretanto, ? bom esperar as medidas que comp?e o pacote para compensar as perdas com o fim do tributo, que o governo vai anunciar durante esta semana para ver como fica. Mas isso, de qualquer forma, n?o deve afetar o crescimento do Pa?s, estimado em 4,8%?, exp?e o economista Henrique Marinho.

Segundo o diretor geral do Ipece, Marcos Costa Holanda, a expectativa de crescimento da economia no ano que vem est? basicamente aliada a uma combina??o de fatores, como os programas de transfer?ncia de renda editados pelo governo federal, aumento dos empregos com carteira assinada, incremento da massa salarial, expans?o do cr?dito, infla??o baixa e queda nos juros, mesmo que pequena. ?Tudo isso faz aumentar o consumo das fam?lias?, explica.

Tanto Holanda quanto Marinho tamb?m acrescentam a expectativa de aumento dos investimentos p?blicos no ano que vem como alavanca do PIB. ?Os investimentos p?blicos s?o importantes para a economia. Movimentam, sobretudo, a ind?stria da constru??o civil?, avalia Holanda.

De acordo com ele, as ind?strias exportadoras do Cear?, que sofreram com a desvaloriza??o cambial em 2007, sobretudo a t?xtil, est?o apresentando capacidade de adapta??o ? nova realidade. No setor de servi?os, o com?rcio deve continuar representativo no Estado no ano que vem e ? aguardada uma maior resposta do turismo, por conta dos investimentos em a?es agressivas no marketing estadual. No entanto, a estimativa para a agropecu?ria permanece em aberto, pois depende do clima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES