Censo em Teresina: 77% da população já foi recenseada, mostra IBGE

Já foram visitados 214 mil domicílios e contabilizados 675 mil habitantes em Teresina até a manhã de quinta-feira (27)

Censo em Teresina: 77% da população já foi recenseada, mostra IBGE | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 77,5% da população teresinense já foi recenseada. Informações sobre o andamento da coleta na capital piauiense foram apresentadas durante a segunda Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) do município de Teresina. O evento ocorreu na manhã de quinta-feira (27) e teve participação de representantes de instituições parceiras.

As REPACs ocorrem em todos os municípios do Brasil, em três etapas: antes, durante e após a operação censitária. O objetivo é dar transparência e propiciar a participação da sociedade. Desde o dia 5 de setembro estão sendo realizadas as segundas rodadas das reuniões – ou seja, aquelas que acontecem durante o Censo – em todo o país.

“A ideia da segunda reunião é prestar contas para a sociedade sobre como o Censo está sendo realizado. Por isso, mostramos números como a quantidade de setores já coletados e em andamento, além do total de população já recenseada. Apresentamos também as dificuldades que temos enfrentado na coleta em campo, razão pela qual aproveitamos para pedir auxílio aos parceiros do IBGE”, explica o coordenador das REPACs no Piauí, André Freitas.

Censo em Teresina: 77% da população já foi recenseada, mostra IBGE - Foto: Ascom

Já foram visitados 214 mil domicílios e contabilizados 675 mil habitantes em Teresina até a manhã de quinta-feira (27). Dos 1.498 setores censitários – unidades de divisão territorial utilizadas pelo IBGE – existentes na capital, 864 já tiveram a coleta de dados concluída, 540 estão em andamento e apenas 94 ainda não foram iniciados. A coleta do Censo, que encerraria no final de outubro, foi prorrogada pelo IBGE para o início de dezembro, razão pela qual os piauienses devem continuar recebendo bem os recenseadores e fornecendo todas as informações requeridas nos questionários do Censo.

Os dados foram apresentados pelo superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, que também explicou a importância da reunião aos participantes. “Para fazer uma pesquisa desta magnitude, o IBGE precisa de parceiras. O Censo não é do IBGE, o Censo é do Brasil. Por isso, contamos com o apoio de diversas instituições desde o início da coleta”, ressalta Passos.

As prefeituras municipais estão entre as principais parceiras do IBGE para realização da operação censitária. “Temos vários equipamentos públicos com os quais podemos dar suporte ao IBGE na coleta de dados. Por exemplo, podemos pensar em parcerias para divulgação do Censo utilizando as escolas, os agentes de saúde, os agentes de endemias”, elenca o analista da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Gil Alves. Ele reforça ainda que “o Censo é a principal pesquisa para nortear os próximos dez anos de políticas públicas”.

Além do representante da Seplan, a reunião também contou com a presença de participantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Polícia Militar do Piauí (PM/PI) e da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Todos se comprometeram em auxiliar o IBGE conforme as possibilidades de cada um.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES