Centenas de aves das espécies juriti-pupu e rolinha apareceram mortas na zona rural do município de Milton Brandão, no Norte do Piauí. Conforme o portal P2, os cadáveres dos animais foram vistos às margens de lagoas na comunidade de Catanduvas. O fenômeno tem sido relatado por moradores há pelo menos duas semanas. A Sesapi está investigando o caso.

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão chegou a solicitar apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação nacional de Saúde (Funasa) para investigar a misteriosa morte dos animais. Até agora, a Secretaria de Saúde da cidade levantou duas hipóteses para a causa dos óbitos: doença ou envenenamento.

Aves aparecem mortas em Milton Brandão (Foto: Portal P2)Aves aparecem mortas em Milton Brandão (Foto: Portal P2)

Agentes da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) foram até às áreas com registros de mortes de aves e coletaram amostras. O material já foi encaminhado ao setor de epidemiologia, coordenado por Amélia Costa. A previsão é que o resultado das análises laboratoriais seja divulgado na terça-feira (8).

Em setembro do ano passado, a localidade em que os animais foram encontrados mortos foi afetada por incêndios. A localidade também é alvo de caça e pesca para consumo.