Centenas de pessoas participam da 9° edição do Outubro Rosa na av. Frei Serafim

Foram distribuídas 40 senhas para as mulheres realizarem exames da mama gratuitamente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na manhã deste sábado (11) a 9º edição do Outubro Rosa. A concentração iniciou às 7h, na Igreja São Benedito e a caminhada seguiu pela Avenida Frei Serafim, terminando na sede da Fundação Maria Carvalho, no Ilhotas. A organização do evento disponibilizou a venda de kits com camisa, sombrinha e bolsinha, que são vendidos na sede da fundação. Foram distribuídas 40 senhas para as mulheres realizarem exames da mama gratuitamente nas clínicas colaboradoras, que apoiam a causa do combate ao câncer de mama. A expectativa é de que cinco mil pessoas tenham participado da caminhada.

Segundo Ana Célia Faustino, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos a importância é o alerta para este tipo de câncer, que é um dos que mais mata mulheres todos os anos no mundo. “A caminhada vai alertar as mulheres sobre a relevância da realização do exame da mama. O câncer, quando descoberto cedo, tem grandes chances de cura. Precisamos lutar para que o câncer não leve mais tantas mulheres. Queremos menos câncer e mais vidas. E não poderia deixar de agradecer à população de Teresina e dos demais municípios que participam deste momento”, disse.



A presidente ainda relembra que outro propósito da caminhada é chamar a atenção para o cumprimento da Lei 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 Dias, que está em vigor há mais de um ano e ainda não está sendo plenamente cumprida. Tal lei foi sancionada em 2012 pela presidente da República e prevê o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença no SUS. Além disso, estabelece que o registro do diagnóstico e tratamento do paciente com câncer seja realizado pelo sistema eletrônico SISCAN.




Fotos: Moisés Saba

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES