Central de Artesanato sofre sem fregueses em Teresina

Um dos maiores centros de venda de produtos com apelo turístico do Piauí, A Central de Artesanato tem tido poucos clientes nos últimos meses

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Localizada no Centro de Teresina, a Central de Artesanato Mestre Dezinho é o polo maior de exposição do artesanato piauiense, dedicado ao talento de artistas anônimos que ajudam a construir a identidade cultural do Piauí. Talento pouco valorizado pelos moradores da cidade, tendo em vista que a maior fonte de renda do centro provém dos turistas.

?O problema é que Teresina não é uma cidade turística e tem poucas portas de acesso. A cidade recebe muita gente de outras cidades, mas a maioria vem tratar da saúde e não está preocupada em conhecer nossa cultura e consumir o artesanato local?, fala a curadora de arte Francisca Arminda, que também possui uma loja na Central de Artesanato.

A pouca visitação do centro é um problema antigo já conhecido pelos comerciantes do local. A artesã Socorro Silva fala que é comum encontrar teresinenses que estão visitando o polo pela primeira vez. ?Por curiosidade, muitos resolvem entrar e acabam se surpreendendo com o que encontram por aqui, pois encontram produtos difíceis de ser encontrados. Eles compram doces, licores, cajuína e castanha?, diz.

Enquanto a população da cidade se restringe a procurar itens do cotidiano, cabe aos turistas consumir o artesanato vendido lá. São eles que compram o melhor que o artesanato piauiense tem a oferecer: os bordados, arte santeira, quadros, peças em argila, esculturas, objetos feitos de palha e as famosas lembrancinhas para levar de recordação da terra do sol quente.

É o caso de Antônia Maria, turista de Brasília que visita a cidade pela segunda vez. Ela afirma com entusiasmo que a Central de Artesanato é parada obrigatória durante a viagem.

?Sou encantada com a arte produzida no Piauí. Dos brincos de opala às bolsas de palha, tudo aqui é de encher os olhos. Na bagagem, levarei chaveiros, camisetas e algumas miudezas para distribuir entre os amigos de Brasília. Eles acham lindo?, declara Antônia.

A especialista em arte Francisca Arminda lamenta a falta de interesse do piauiense pela arte do Estado. ?O Piauí tem o artesanato mais diverso e rico no Nordeste.

Produzimos uma variedade de produtos que não se encontra em lugar nenhum, que faz muito sucesso em feiras e exposições realizadas nos outros estados. Se o piauiense tivesse o hábito de presentear ao próximo com produtos da terra, talvez nossa cultura fosse mais valorizada?, destaca.

Feira de Artesanato deve movimentar Centro

Na tentativa de valorizar e despertar o interesse do público para o artesanato local, a Prefeitura realiza a Semana do Artesão, de 12 a 19 de março, na Central de Artesanato Mestre Dezinho e Praça Pedro II. O evento reunirá o trabalho de grandes nomes do Estado e deverá apresentar peças nobres, tecelagens e bijuterias aos teresinenses.

Durante o evento haverá oficinas gratuitas de joias, bijuterias, trançado e tecelagem. A feira acontecerá nas manhãs e tardes da semana com apresentação de bandas locais, bumba meu boi, apresentações circenses e da escola de dança.

"Esperamos que a população compareça em peso e se interesse por estes produtos que contam um pouco da linda história do Piauí", pontua a curadora de arte Francisca Arminda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES