Centro de Convenções de Teresina celebra o Dia Internacional da Juventude

A ONG Junior Achievement (JA) no Piauí apresentou o projeto “As vantagens de permanecer na escola”

jovens | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto, o Centro de Convenções de Teresina (CCT), através da empresa DMDL Montagens de Stands, sediou uma ação com foco no combate à evasão escolar nesta sexta-feira.

Para reforçar a importância da presença de meninos e meninas na sala de aula, a ONG Junior Achievement (JA) no Piauí apresentou o projeto "As vantagens de permanecer na escola" a um grupo de jovens de instituições públicas de Teresina. O objetivo foi inserir o debate sobre empreendedorismo no período escolar.

Jovens participam de projeto educacional do Centro de Convenções de Teresina (Foto: Raissa Morais)Em 2019, quase 1,1 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória estavam fora de instituições de ensino, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Os dados representam uma ameaça ao desenvolvimento econômico e social do Brasil, marcado pela luta contra a desigualdade.

Na ação, voluntários estimularam um debate sobre opções de carreira e propuseram a análise de gráficos financeiros, elaboração de orçamentos  e formas de planejamento de carreira.

Projeto "as vantagens de permanecer na escola" acontece no Centro de Convenções de Teresina (Foto: Raissa Morais)“A gente quis trabalhar o empreendedorismo mostrando ao aluno a importância da escola. Trabalhamos com empreendimento, educação financeira, orçamento familiar e investimentos na vida profissional e pessoal daqueles que estão na escolar”, contou Cynara Castro, gerente executiva da Junior Achievement Piauí.

Cynara Castro, gerente da JA no Piauí (Foto: Raissa Morais)A ONG JA é uma das principais organizações com foco no empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. Com o auxílio de voluntários, a organização trabalha para preparar os jovens para o futuro por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho.

Antes da atividade em alusão ao Dia Internacional da Juventude, voluntários com experiência no mercado de trabalho e negócios foram capacitados para auxiliar jovens e adolescentes na atuação do empreendedorismo.

Marília Gabriela da Silva, de 14 anos, participou de um jogo de tabuleiro que mostrava a relação entre educação, opções de carreira e alcance de metas. “Eu gostei muito de participar e de discutir sobre carreira. Eu acho importante a gente falar sobre profissão enquanto está na escola”, disse a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental.

Jogo do tabuleiro (Foto: Raissa Morais)

A cada ano, a rede da JA mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há quase quatro décadas no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os Estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES