Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Centro de Reabilitação de Parnaíba é inaugurado pelo Governo do Estado

Inicialmente, irá funcionar no local o Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19.

Compartilhe

O Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba foi inaugurado nesta segunda-feira (19), em solenidade alusiva ao Dia do Piauí. O evento conta com a presença do governador Wellington Dias, gestores, autoridades, representantes de entidades e de órgãos públicos. Inicialmente, irá funcionar no local o Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o novo centro vai melhorar a vida de milhares de pessoas com deficiência da região. “Nesse primeiro momento, o CER vai atender aqueles que ficaram com alguma sequela em virtude da Covid-19, quando muitos apresentam problemas pulmonares e dificuldades respiratórias. Continuamos trabalhando para entregar em breve o total funcionamento do centro em quatro modalidades”, declara o gestor.

ASSISTA A SOLENIDADE: 


Na obra foram investidos R$ 8.071.524,03, oriundos do Ministério da Saúde, Tesouros Estadual e emendas parlamentares da deputada federal Rejane Dias. Para o governador Wellington Dias, além do grande volume de investimento e da quantidade de pessoas da região que serão beneficiadas, a conclusão do centro é um passo “gigante” no sentindo de completar o sistema de saúde da região com um atendimento especializado às pessoas com deficiência.

Com o objetivo de ajudar a descentralizar os serviços de saúde no Piauí, o CER IV de Parnaíba será o primeiro centro da Planície Litorânea a oferecer os serviços de reabilitação em quatro modalidades: deficiências física, visual, intelectual e auditiva.

O novo CER deve atender, aproximadamente, 60 mil pessoas da região, com o objetivo de gerar uma maior qualidade na saúde das pessoas com deficiência que necessitam de tratamento de reabilitação. Os recursos para a construção do CER IV são oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, além de contrapartida do Governo do Estado.


Pós-Covid-19

O Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19 faz parte da rede de cuidados à pessoa com deficiência do Piauí e visa oferecer atendimento aos usuários pós-internações originadas pela doença que gerem déficits de funcionalidade.

O serviço deve prestar assistência enfatizando, entre outras ações, a reabilitação clínica funcional, contribuindo decisivamente para a melhoria de qualidade de vida e integração social dessas pessoas.

Centro de reabilitação é inaugurado em Parnaiba (Divulgação)

 

Todo o processo de seleção será feito pela Fundação Reabilitar que deve divulgar em breve o cronograma de seleção. Mais de 40 profissionais trabalharão no local.

“Essa inauguração é a confirmação da formação de uma rede de reabilitação no estado. Além das melhorias no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na maternidade; e as ações de enfrentamento à Covid-19, com a duplicação dos leitos de UTIs, e com todas as dificuldades, continuamos investindo nas ações de saúde; na consolidação de um sistema de saúde eficaz e humanizado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.


 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar