Centro de Reabilitação de Parnaíba é inaugurado pelo Governo do Estado

Inicialmente, irá funcionar no local o Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19.

Cidades | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba foi inaugurado nesta segunda-feira (19), em solenidade alusiva ao Dia do Piauí. O evento conta com a presença do governador Wellington Dias, gestores, autoridades, representantes de entidades e de órgãos públicos. Inicialmente, irá funcionar no local o Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o novo centro vai melhorar a vida de milhares de pessoas com deficiência da região. “Nesse primeiro momento, o CER vai atender aqueles que ficaram com alguma sequela em virtude da Covid-19, quando muitos apresentam problemas pulmonares e dificuldades respiratórias. Continuamos trabalhando para entregar em breve o total funcionamento do centro em quatro modalidades”, declara o gestor.

ASSISTA A SOLENIDADE: 

Na obra foram investidos R$ 8.071.524,03, oriundos do Ministério da Saúde, Tesouros Estadual e emendas parlamentares da deputada federal Rejane Dias. Para o governador Wellington Dias, além do grande volume de investimento e da quantidade de pessoas da região que serão beneficiadas, a conclusão do centro é um passo “gigante” no sentindo de completar o sistema de saúde da região com um atendimento especializado às pessoas com deficiência.

Com o objetivo de ajudar a descentralizar os serviços de saúde no Piauí, o CER IV de Parnaíba será o primeiro centro da Planície Litorânea a oferecer os serviços de reabilitação em quatro modalidades: deficiências física, visual, intelectual e auditiva.

O novo CER deve atender, aproximadamente, 60 mil pessoas da região, com o objetivo de gerar uma maior qualidade na saúde das pessoas com deficiência que necessitam de tratamento de reabilitação. Os recursos para a construção do CER IV são oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, além de contrapartida do Governo do Estado.

Pós-Covid-19

O Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19 faz parte da rede de cuidados à pessoa com deficiência do Piauí e visa oferecer atendimento aos usuários pós-internações originadas pela doença que gerem déficits de funcionalidade.

O serviço deve prestar assistência enfatizando, entre outras ações, a reabilitação clínica funcional, contribuindo decisivamente para a melhoria de qualidade de vida e integração social dessas pessoas.

Centro de reabilitação é inaugurado em Parnaiba (Divulgação)

 

Todo o processo de seleção será feito pela Fundação Reabilitar que deve divulgar em breve o cronograma de seleção. Mais de 40 profissionais trabalharão no local.

“Essa inauguração é a confirmação da formação de uma rede de reabilitação no estado. Além das melhorias no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na maternidade; e as ações de enfrentamento à Covid-19, com a duplicação dos leitos de UTIs, e com todas as dificuldades, continuamos investindo nas ações de saúde; na consolidação de um sistema de saúde eficaz e humanizado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES