Centro de reinserção para egressos de comunidades é inaugurado

O objetivo é promover uma reintegração dessa população com outros públicos da sociedade e também inserí-los no mercado de trabalho.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (11), foi inaugurado, em Teresina, o Centro de Convivência “Retomando Caminho”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e a Fazenda da Paz. É o primeiro centro de reinserção com a finalidade principal de atender usuários que concluíram tratamento para a dependência química por meio de comunidades terapêuticas governamentais e não governamentais do Brasil.

O objetivo é promover uma reintegração dessa população com outros públicos da sociedade e também inserí-los no mercado de trabalho. O Centro vai receber 80 pessoas e, embora trate primordialmente de um espaço de reinserção e não de tratamento, o novo espaço, com equipe formada por psicólogos e assistentes sociais, se faz presente para oferecer o suporte necessário no processo de encaminhamento ao mercado de trabalho não só do público-alvo principal - egressos de comunidades terapêuticas - mas também de toda a comunidade local atendida pela assistência social.

Uma parceria com a Fundação Wall Ferraz vai garantir o oferecimento de cursos profissionalizantes, ferramentas e oportunidades para que os usuários conquistem espaço na sociedade. Estiveram presentes no evento inaugural o prefeito Firmino Filho; o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira; a secretária executiva do SUAS, Mauricéia Carneiro; a presidente da Fazenda da Paz, Eneida Lustosa.

Crédito: Rômulo Piauilino

O prefeito Firmino Filho comemorou a novidade na luta contra a dependência de substâncias psicoativas. “Esse centro é uma novidade. Busca fazer o elo  entre o egresso que está saindo do tratamento de uma comunidade terapêutica e a sua comunidade e família. É a primeira iniciativa dessa no país, que está sendo vista com muita atenção por todos aqueles que fazem a política antidrogas no Brasil. Nós temos que cuidar dessa inovação para que ela possa ser bem sucedida. Sendo bem sucedida servirá de exemplo para todo o Brasil”, conclui o prefeito Firmino Filho.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, destaca a importância do mais novo instrumento municipal de promoção da reinserção de concludentes do tratamento do vício de substâncias psicoativas na sociedade. "Encerrado o tratamento, o usuário não precisa mais retornar à situação de vulnerabilidade que vivia antes. Não precisa se tornar refém da 'boca de fumo' perto de sua casa, nem do bar a três quadras de sua residência, favorecendo a recaída. Hoje, pela Prefeitura de Teresina, essa cidade que é toda nossa oportuniza para a sua população esse espaço de perseverança para quem quer se manter livre das drogas. Para que o 'não às drogas' dado pelo concludente do tratamento seja mais forte, e para vida toda", declarou o secretário Samuel Silveira.

O novo espaço fica localizado na Rua Areolino de Abreu, 2137, na região central da capital. O acesso ao Centro de Convivência “Retomando Caminho” acontecerá por meio de encaminhamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das comunidades terapêuticas responsáveis pelo tratamento da dependência química. Para mais informações sobre os serviços do novo Centro de Convivência, a população pode ligar para o 3215-7485, ou entrar em contato com a Fazenda da Paz, pelo 3221-5995.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES