Cerca 87 municípios do PI sofrem com falta de água para consumo

Este é o sexto ano consecutivo de seca no estado, diz Hélio Isaías

Um levantamento realizado esta semana pela Secretaria de Defesa Civil revelou que 87 municípios piauienses estão em estado de emergência por conta da falta de água para o consumo humano.

O Secretário de Defesa Civil,o deputado Hélio Isaías afirmou que recursos federais e estaduais estão sendo aplicados, mas a solução é paliativa e só se resolverá com as chuvas que encherão os reservatórios de água. Ele destacou que este é o sexto ano consecutivo de seca no estado e disse que os reservatórios tem capacidade abaixo de 10%.

Hélio Isaías enfatiza que estão sendo aplicados cerca de R$ 15 milhões em São Raimundo Nonato provenientes do Ministério da Integração que estão sendo usados em uma adutora que deve beneficar nove municípios.

Em Pedro II, segundo o secretário, o açudo Joana secou e está sendo construído uma adutora saindo do açude Caldeirão, em Piripiri. Mas, até a obra ser concluída está sendo providenciado carros-pipa, perfuração de poços além de construção de pequenas barragens pelo Governo do Estado.

Providências semelhantes estão sendo aplicadas no município de Curimatá onde há reclamações da população pela falta de água até para necessidades básicas.

Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com