Cerest capacita trabalhadores em Bom Jesus

Cerest capacita trabalhadores em Bom Jesus

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Bom Jesus, a 680 quil?metros de Teresina, ? reconhecida como um celeiro de bons neg?cios, especialmente na agricultura. ? para chamar aten??o da popula??o da cidade, especialmente os respons?veis pelas lavouras, que a Secretaria Estadual de Sa?de, atrav?s do Centro de Refer?ncia em Sa?de do Trabalhador (Cerest), est? trabalhando numa s?rie de frentes na regi?o.

Durante a semana passada, equipes do Cerest estiveram no munic?pio para desenvolver dois trabalhos de capacita??o. Um deles foi direcionado para os agr?nomos da regi?o. Durante o curso sobre Receitu?rio Agron?mico, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piau? (Crea), os t?cnicos do Cerest chamaram aten??o dos agr?nomos para a import?ncia de se promover desenvolvimento com respeito ambiental. Al?m disso, os t?cnicos ainda apresentaram uma pesquisa sobre o impacto do uso de agrot?xicos na sa?de dos trabalhadores de Bom Jesus.

Na palestra Modelo de Desenvolvimento e o Processo Sa?de e Doen?a do Trabalhador, Cristiane Miranda falou sobre a import?ncia de cada um fazer a sua parte para proteger o meio ambiente das agress?es que comprometem as pr?ximas gera?es. ?Al?m disso, ? importante que todos possam estar atentos para um desenvolvimento sustent?vel, que permita ao trabalhador executar suas atividades de forma saud?vel e que n?o precise adoecer para sobreviver?, diz a t?cnica.

Tema de sua disserta??o de mestrado, a palestra do bi?logo Jorgenei de Moraes chamou a aten??o dos agr?nomos sobre os cuidados necess?rios para a utiliza??o desse material t?o necess?rio quanto perigoso ? sa?de. ?N?s podemos mostrar, atrav?s de pesquisas pr?ticas e de campo, como os agrot?xicos podem afetar ? sa?de da popula??o. Por isso ? importante que todos se engajem na luta pela prote??o desses trabalhadores. Isso pode ser feito tanto na conscientiza??o do uso correto do agrot?xico como atrav?s da informa??o sobre os seus perigos entre os pr?prios trabalhadores?, disse Jorgenei de Moraes.

Participaram do curso agr?nomos de prefeituras vizinhas de Bom Jesus, de revendas de agrot?xicos, al?m de agr?nomos locais e aut?nomos. ?Para meu trabalho, a capacita??o ? importante ? medida que nos dar ferramentas para fiscalizar desde a compra at? a entrega das embalagens de agrot?xico?, ressalta Roberto Alves, fiscal agropecu?rio.

J? o presidente da Associa??o dos Profissionais da Agronomia do Gurgu?ia, Nonato Mendes, ressaltou o trabalho do Cerest. ?? importante sabermos que podemos contar com o Centro para ajudar no nosso trabalho e na preserva??o da sa?de do trabalhador. Conhecer o Cerest abriu uma possibilidade grande para n?s?, disse.

Al?m das palestras e das discuss?es com os agr?nomos, os t?cnicos do Cerest ainda deram posse ? primeira Comiss?o Interna de Preven??o de Acidentes no Hospital Regional de Bom Jesus. Os t?cnicos j? tinham visitado o hospital, quando ministraram palestra sobre a import?ncia da Comiss?o na preven??o e notifica??o dos acidentes de trabalho. ?Depois de eleita a Comiss?o, os funcion?rios do Hospital est?o prontos para prevenir acidentes e tamb?m para registrar os agravos dos acidentes de trabalho nos hospitais. Isso ? essencial para sabermos o que deve receber maior aten??o por parte da diretoria e da pr?pria CIPA desses estabelecimentos?, argumenta Cristiane Miranda.

Ela explica que s?o v?rios os tipos de riscos: f?sico, mec?nico ou de acidente, qu?mico, biol?gico ou ergon?mico, que est? ligado a quest?es como a posi??o que o funcion?rio senta na cadeira, o que pode levar a um agravo na sa?de do trabalhador. ?Al?m dessas orienta?es, atrav?s do curso, os funcion?rios tamb?m aprendem a fazer um mapa de risco da empresa, em que fica definido onde est?o os maiores riscos no seu local de trabalho. Se todo trabalhador tivesse conhecimento dos riscos que corre e como fazer para se prevenir, muito acidente seria evitado?, garante a t?cnica, ressaltando que esse trabalho vem sendo feito nos hospitais p?blicos estad



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES