Cerimônia torna menina Benigna a 1ª beata do Ceará e 4ª mártir do Brasil

Agora, a menina Benigna passa a receber o título de mártir, podendo ser venerada nos templos católicos do Brasil.

Menina Benigna | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cearense Benigna Cardoso da Silva, conhecida como Menina Benigna, foi beatificada durante uma celebração realizada, nesta segunda-feira (24), no município de Crato, no Ceará. Com a beatificação, a Menina Benigna se tornou a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil. Ela agora passa a receber o título de mártir, podendo ser venerada nos templos católicos do Brasil.

A missa de beatificação foi presidida pelo arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, da diocese de Manaus, escolhido pela Igreja Católica. A beatificação de Benigna foi autorizada pelo Papa Francisco em 2019. O processo antecede a canonização, necessária para tornar Benigna uma santa para a Igreja Católica.

Solenidade de beatificação aconteceu nesta segunda-feira (24), no Crato (CE)|  foto: Claudiana Mourato via G1

Durante a leitura da carta apostólica do Vaticano, o arcebispo Leonardo Ulrich Steiner lembrou do gesto de Benigna Cardoso ao pagar sua dignidade com sua própria vida.

"Nós, acolhendo o desejo do nosso irmão no episcopado Magnus Henrique Lopes, bispo do Crato, e também dos demais irmãos no episcopado e de muitos fiéis em Cristo, depois de termos ouvido parecer do dicastério para a causa dos santos, com a nossa autoridade apostólica ordenamos que a venerável serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, jovem leiga, mártir, que observando a palavra de Deus conservou sua vida para defender a sua dignidade de mulher até a infusão do sangue", diz trecho da carta.

Morte aos 13 anos

Benigna nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, no interior cearense. No dia 24 de outubro de 1941, foi assassinada aos 13 anos por Raul Alves com golpes de facão, ao recusar ter relações sexuais com ele, que morava no mesmo município.

Menina Benigna | FOTO: Fábio Lima via O Povo

Após a morte, a menina passou a ser venerada como mártir na região do Cariri e virou símbolo da resistência contra feminicídio e violência sexual contra crianças e adolescentes. A recusa da adolescente, junto a fé e devoção cristã, tornaram Benigna uma mártir, que move romarias até hoje.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES