CES-PI recomenda testagem dos profissionais de saúde de forma contínua

A aplicação da retestagem da Covid-19 em profissionais de saúde que já tiveram ou não contato com o vírus.

Retestagem nos profissionais da saúde | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a incidência da pandemia do novo coronavírus, a testagem de profissionais de saúde e da população têm sido uma das principais ferramentas utilizadas para o controle e tratamento da doença. Diante disso, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) está recomendando a aplicação da retestagem da Covid-19 em profissionais de saúde que já tiveram ou não contato com o vírus.

O presidente do CES-PI, João Cabral, também membro do Centro de Operações em Emergências (COE-PI), informa que os profissionais têm reclamado de que o teste só vem sendo feito quando há a presença de sintomas da Covid-19.

A aplicação da retestagem da Covid-19 em profissionais de saúde que já tiveram ou não contato com o vírus.

"Temos acompanhado nesse sentido, tanto no público quanto no privado, a importância de retestagem embora saibamos que não está acontecendo a contento. Há muita reclamação de profissionais da saúde que só estão fazendo quando se tem sintomas, mas o ideal é que faça constantemente, que se tenha uma rotina, até porque ele pode estar bem hoje e amanhã vir a ser contaminado", disse.

Atualmente no Piauí, de acordo com o boletim epidemiológico da Covid-19 no Estado, cerca de 37.057 casos estão confirmados e 1.065  óbitos pelo novo coronavírus. São 884 pacientes internadas, sendo 559 pacientes em leitos clínicos, 310 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 15 em leitos de estabilização. 

João Cabral comenta ainda os problemas enfrentados pelos profissionais de saúde neste cenário de pandemia e de crise sanitária. "São vários problemas constatados além dos testes de Covid-19, como a carga horária de trabalho, o tipo de situação que vivem, muitos não possuem o aconchego familiar por conta do trabalho que exercem. Então é importantíssimo que tenham o devido acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) adequados e a testagem. Vamos continuar verificando as demandas, acompanhando a situação da saúde no Estado e buscando melhorias na qualidade da área que é tão necessária nesse momento que estamos vivenciando", conclui o presidente do CES-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES