CGU aprofunda investigações de desvios de R$ 18 mi em prefeitura

Trabalho faz parte da 2ª fase da Operação Escamotagem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) participam, nesta terça-feira (24), no Piauí, da segunda fase da Operação Escamoteamento. O trabalho busca avançar nas investigações da primeira fase, deflagrada em abril deste ano, que teve por objetivo desarticular organização criminosa especializada em fraudar licitações e desviar recursos públicos no município de Cocal (PI). O prejuízo estimado é da ordem de R$ 18 milhões.

A Operação Escamoteamento teve como base fiscalização da CGU, que apurou a existência de empresas “fantasmas” contratadas de forma fraudulenta, entre 2013 e 2015, no município de Cocal (PI). Os desvios – que incidem sobre recursos federais, estaduais e municipais – tinham o envolvimento, conjunto e articulado, de servidores da Prefeitura e de representantes dessas empresas (sem capacidade operacional e algumas sem sede física). As investigações também apontaram para a atuação em outras cidades do Piauí, bem como do Ceará e do Maranhão.

Nesta segunda fase, os alvos são empresários e ex-membros da Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura de Cocal (PI), incluindo o atual secretário Municipal de Saúde. Ao todo, são cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, distribuídos por Cocal (PI), Teresina (PI) e Tianguá (CE).

O trabalho conta com a participação de 40 pessoas, entre auditores da CGU e membros do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (Gaeco/MPE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), das Polícias Civil e Militar e do Tribunal de Contas da União (TCU).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES