Chama de sinalizador foi a 1.200°C antes de fogo na boate Kiss, revela laudo da Polícia Civil

Temperaturas até 378°C já seriam suficientes para incendiar espuma.

Chama de sinalizador foi a 1.200°C antes de fogo na Kiss, diz laudo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um laudo do Departamento de Criminalística, que compõe o inquérito da Polícia Civil sobre o incêndio na boate Kiss, revela dados inéditos sobre os momentos que antecederam a tragédia do dia 27 de janeiro. O documento de 161 páginas aponta, por exemplo, que a temperatura causada pelas faíscas do sinalizador chegou a 1.267 °C, como mostra a reportagem do Teledomingo, da RBS TV.

De acordo com a perícia, temperaturas entre 271°C e 378°C já seriam suficientes para incendiar a espuma que fazia o isolamento acústico da casa noturna. "Certamente, o toque dessas centelhas com a espuma foi decisivo para todo esse acontecimento", afirmou o delegado Sandro Meinerz.

Vídeos gravados por celulares de pessoas que estavam na Kiss naquela noite mostram o momento em que o incêndio começou. Integrantes da banda tentaram, sem sucesso, apagar as chamas com um extintor, e a fumaça tomou conta do local em poucos segundos.

O inquérito da Polícia Civil também mostra um ofício do Ministério Público que, segundo a polícia, reforça as suspeitas de que o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, foi omisso. Ele está entre as 28 pessoas responsabilizadas pela tragédia. O documento do dia 6 de setembro de 2011 indica que o MP pediu informações ao prefeito sobre a documentação da boate Kiss. Na resposta, 15 dias depois, o secretário de Proteção Ambiental admitiu que o alvará da casa noturna estava vencido.

A assessoria do prefeito disse que é de responsabilidade da chefia de gabinete o despacho de ofícios que chegam até o executivo e que o material citado pela polícia foi encaminhado à secretaria de proteção ambiental.

Banda de Kiko gravaria clipe na Kiss

Antes da tragédia, a banda Projeto Pantana, de Elissandro Spohr, estava pronta para gravar um clipe na boate Kiss. Um vídeo, que está em poder da polícia, mostra cenas em que o grupo usa fogos de artifício, o que confirma a tese de que shows pirotécnicos eram frequentes no local. Nas imagens, as chamas quase atingem o teto da casa.

Em depoimento ao Fantástico uma semana após a tragédia, Elissandro garantiu que fogos jamais haviam sido utilizados dentro da Kiss, nem mesmo pela banda Gurizada Fandangueira. De acordo com a polícia, uma apresentação semelhante a registrada no vídeo foi realizada no dia da tragédia.

Jader Marques, advogado de Kiko, afirmou que o clipe foi gravado fora do horário de funcionamento da boate, com equipamento específico e presença de profissionais especializados para lidar com a situação.

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 241 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. O inquérito policial, que indiciou 16 pessoas criminalmente, conclui que:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco

- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo

- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou

- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás

- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas

- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular

- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas

- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída

- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência

- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário

- Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES