A presença de brasileiros em Portugal tem transformado intensamente as ofertas culinárias no país. Com a gastronomia diferente, e um pouco de dendê, de leite de coco, de polvilho azedo e até de açaí, já são mais de 250 mil imigrantes, a maior colônia no país europeu, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

RECEITAS TRADICIONAIS

Em cidades como Lisboa e Porto, é cada vez maior a oferta de restaurantes abertos ou comandados por brasileiros, que se não servem especificamente receitas tradicionais, que acabam por inserir temperos e ingredientes nacionais nas suas receitas.

A nossa moqueca, por exemplo, já é servida em restaurantes tradicionais portugueses, e a picanha se tornou um corte tão comum quanto a pá (paleta) e a vazia (contrafilé) nos cardápios dos restaurantes locais.

Os portugueses também apreciam muito nossa cozinha (Foto: Reprodução)Os portugueses também apreciam muito nossa cozinha (Foto: Reprodução)CENÁRIO EVOLUÍDO

"O cenário está mesmo muito diferente de quando cheguei, há 17 anos", diz a chef paranaense Angélica Salvador, do restaurante InDiferente, no Porto. "Antes só havia churrascarias, um ou outro restaurante brasileiro. Agora, há pratos e ingredientes até nos grandes supermercados".

Assim como os pratos que serve em seu restaurante, em que clássicos brasileiros são reinterpretados a sua maneira, mas com um toque de modernidade (como uma feijoada ou uma moqueca de camarão), ela acredita que a cozinha brasileira que se faz em Portugal também evoluiu.

"Os portugueses também apreciam muito nossa cozinha", diz ela, que tem como clientes mais portugueses que brasileiros.

"Penso que é fruto de uma valorização por que passa nossa cozinha também fora do Brasil. Temos uma culinária muito rica e saborosa. As pessoas estão mais interessadas nisso, especialmente em Portugal, pela proximidade cultural que temos", conclui.

MAIS CASUALIDADE

O casal Gustavo Schmidt e Gabriela Johann estão há menos tempo no mercado português: abriram em maio o Genuíno, bar de vinhos naturais com comidinhas que mudam a cada semana.

Também baseados no Porto, dizem que conseguiram criar um ambiente despretensioso, mais aos moldes dos bares brasileiros, que começam a pulular no panorama luso, muito pela chegada de outros imigrantes.

Bar de vinhos naturais com comidinhas que mudam a cada semana (Foto: Reprodução)Bar de vinhos naturais com comidinhas que mudam a cada semana (Foto: Reprodução)COM AÇUCAR E COM SEMELHANÇAS

A maior presença de brasileiros influenciou até o cenário da pastelaria portuguesa, tão galgada na tradição do uso de gema e açúcar que remonta as freiras e monges da doçaria conventual.

Nas docerias e nas festas de aniversário portuguesas, nosso doce de leite condensado e chocolate já é obrigatório — reflexo de muitos brigadeiros que já existem no país, assim como os bolos brasileiros, como o de fubá.

"Uma memória afetiva e nostálgica representada com muita cor, frescor de frutas, e uma equipe de mulheres brasileiras", ela diz. E, claro, as fatias de bolo do dia que são quase uma passagem de ida para a cozinha de casa. Que, agora, está no bairro ao lado.

A maior presença de brasileiros influenciou até o cenário da pastelaria portuguesa (Foto: Reprodução)A maior presença de brasileiros influenciou até o cenário da pastelaria portuguesa (Foto: Reprodução)