Chefs brasileiros são sucesso em Portugal: 'É nossa vez de invadir'

Fruto de uma valorização por que passa nossa cozinha também fora do Brasil. Ambientes despretensiosos, mais aos moldes dos bares brasileiros.

Chefs brasileiros são sucesso em Portugal: 'É nossa vez de invadir' | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presença de brasileiros em Portugal tem transformado intensamente as ofertas culinárias no país. Com a gastronomia diferente, e um pouco de dendê, de leite de coco, de polvilho azedo e até de açaí, já são mais de 250 mil imigrantes, a maior colônia no país europeu, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

RECEITAS TRADICIONAIS

Em cidades como Lisboa e Porto, é cada vez maior a oferta de restaurantes abertos ou comandados por brasileiros, que se não servem especificamente receitas tradicionais, que acabam por inserir temperos e ingredientes nacionais nas suas receitas.

A nossa moqueca, por exemplo, já é servida em restaurantes tradicionais portugueses, e a picanha se tornou um corte tão comum quanto a pá (paleta) e a vazia (contrafilé) nos cardápios dos restaurantes locais.

Os portugueses também apreciam muito nossa cozinha (Foto: Reprodução)CENÁRIO EVOLUÍDO

"O cenário está mesmo muito diferente de quando cheguei, há 17 anos", diz a chef paranaense Angélica Salvador, do restaurante InDiferente, no Porto. "Antes só havia churrascarias, um ou outro restaurante brasileiro. Agora, há pratos e ingredientes até nos grandes supermercados".

Assim como os pratos que serve em seu restaurante, em que clássicos brasileiros são reinterpretados a sua maneira, mas com um toque de modernidade (como uma feijoada ou uma moqueca de camarão), ela acredita que a cozinha brasileira que se faz em Portugal também evoluiu.

"Os portugueses também apreciam muito nossa cozinha", diz ela, que tem como clientes mais portugueses que brasileiros.

"Penso que é fruto de uma valorização por que passa nossa cozinha também fora do Brasil. Temos uma culinária muito rica e saborosa. As pessoas estão mais interessadas nisso, especialmente em Portugal, pela proximidade cultural que temos", conclui.

MAIS CASUALIDADE

O casal Gustavo Schmidt e Gabriela Johann estão há menos tempo no mercado português: abriram em maio o Genuíno, bar de vinhos naturais com comidinhas que mudam a cada semana.

Também baseados no Porto, dizem que conseguiram criar um ambiente despretensioso, mais aos moldes dos bares brasileiros, que começam a pulular no panorama luso, muito pela chegada de outros imigrantes.

Bar de vinhos naturais com comidinhas que mudam a cada semana (Foto: Reprodução)COM AÇUCAR E COM SEMELHANÇAS

A maior presença de brasileiros influenciou até o cenário da pastelaria portuguesa, tão galgada na tradição do uso de gema e açúcar que remonta as freiras e monges da doçaria conventual.

Nas docerias e nas festas de aniversário portuguesas, nosso doce de leite condensado e chocolate já é obrigatório — reflexo de muitos brigadeiros que já existem no país, assim como os bolos brasileiros, como o de fubá.

"Uma memória afetiva e nostálgica representada com muita cor, frescor de frutas, e uma equipe de mulheres brasileiras", ela diz. E, claro, as fatias de bolo do dia que são quase uma passagem de ida para a cozinha de casa. Que, agora, está no bairro ao lado.

A maior presença de brasileiros influenciou até o cenário da pastelaria portuguesa (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES